O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, desembarca na próxima quarta-feira, 19, na cidade de Ottawa, no Canadá, onde deve se reunir com executivos da Telesat, empresa canadense de constelação de baixa órbita terrestre (LEO). O ministro possui agenda marcada com o CEO da companhia, Daniel Goldberg.
No ano passado, a Telesat iniciou testes para a sua constelação de satélites em baixa órbita, a Telesat Lightspeed, que poderá prover a partir de 2026 velocidades mais altas de rede e estabilidade do sinal de Internet. Portanto, a ideia é verificar o desenvolvimento da constelação LEO para atendimento corporativo – na prática, como uma alternativa à Starlink, que hoje domina o segmento.
A Telesat afirma que serão 198 satélites em órbita a 1,3 mil km de altitude em até dois anos, com investimento já assegurado de US$ 3,8 bilhões. Além disso, a companhia conta com uma rede totalmente controlada pelo governo federal do Canadá para oferecer serviços públicos, como, por exemplo, conectividade em escolas e unidades de saúde.
Na agenda de Juscelino, há ainda um encontro marcado com o Governo de Quebec para debater conectividade em locais isolados, como no caso em que a administração local oferece para comunidades indígenas. O ministro estará acompanhado pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Jeferson Nacif.