A operadora finlandesa de satélites para observação da Terra Iceye anunciou o lançamento com sucesso de quatro novos modelos de radar de abertura sintética (SAR), no último sábado, 15. Entre eles, está o novo satélite de Geração 4 (Gen4) da companhia.
Com os novos lançamentos, a expectativa é de que a capacidade de geração de imagens da empresa seja ampliada. Cada satélite consegue fazer fotografias com resolução de 25 centímetros. Segundo a Iceye, os equipamentos foram desenvolvidos para aplicações mais desafiadoras em resposta a catástrofes naturais e segurança nacional.
Os modelos foram integrados pela empresa Exolaunch – especializada em satélites pequenos, como os cubesats. Os satélites decolaram a bordo da missão Transporter-13, da SpaceX, a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia (Estados Unidos). De acordo com a Iceye, cada espaçonave já estabeleceu comunicação, e as operações de comissionamento de rotina estão em andamento.
Gen4
A companhia descreve o Gen4 como um "marco tecnólogico". Isso porque, segundo a empresa, o satélite oferece "a melhor qualidade de imagem SAR disponível" no mercado. Em termos tecnológicos, a nova geração dobra o tamanho da antena SAR e a potência irradiada.
Na prática, isso significa que agora é possível mais do que dobrar a área de geração de imagens, variando de 150 km a 400 km de largura de faixa. Além disso, as imagens produzidas contêm uma densidade de informações 30% maior em comparação com modelos anteriores. A Iceye também destacou melhorias no controle de órbita e na capacidade de gerar imagens de áreas congestionadas em uma única passagem do satélite.
Com as novas atualizações, a detecção e classificação de embarcações, veículos ou aeronaves devem ser facilitadas, o que é considerado importante para aplicações em defesa e inteligência. A Iceye prometeu divulgar mais detalhes sobre as capacidades da Geração 4 nas próximas semanas.
"Como nosso objetivo é ser o principal fornecedor de infraestrutura crítica para inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) para nações aliadas, nosso desenvolvimento de SAR atende à crescente demanda por tecnologia baseada no espaço nos mercados globais de defesa", afirmou o CEO e cofundador da Iceye Rafal Modrzewsk.
Lançamentos
Com o lançamento do último final de semana, a empresa soma agora 48 satélites SAR colocados em órbita desde 2018 – incluindo aqueles para clientes. A empresa planeja ainda lançar mais de 20 novos satélites anualmente em 2025, 2026 e nos anos seguintes.
Um primeiro lançamento do ano, realizado em janeiro de 2025, já havia colocado quatro satélites em órbita.
A empresa já opera no Brasil. Durante as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em 2025, os satélites da empresa forneceram dados de monitoramento que apoiaram equipes de resgate no estado gaúcho.
Um dos clientes brasileiros mais importantes da Iceye, inclusive, é a Força Aérea Brasileira (FAB). Em maio de 2022, a startup lançou dois satélites que foram entregues à FAB, que hoje opera esses modelos para apoiar missões ambientais e de segurança nacional – como a detecção de desmatamento e incêndios florestais.