Estados Unidos lançam desregulamentação massiva no setor de telecom

Brendan Carr, membro da FCC - Créditos: Gage Skidmore/ Wikimedia Commons

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), órgão regulador dos Estados Unidos com funções semelhantes às da brasileira Anatel, planeja pôr em prática uma massiva agenda de desregulamentação.

A iniciativa foi lançada por Brendan Carr, presidente da autarquia norte-americana, e segue diretrizes determinadas pelo governo de Donald Trump.

Na prática, a FCC abriu um processo chamado "Deletar, Deletar, Deletar" (em tradução livre), por meio do qual a agência busca colher comentários sobre cada regra, regulamento ou documento que deve ser eliminado com o objetivo de aliviar a carga regulatória.

Notícias relacionadas

Em nota, o órgão regulador destacou que a "ação segue a liderança do presidente Trump e a decisão da administração Trump de inaugurar a prosperidade por meio da desregulamentação".

Além disso, com a iniciativa, a agência busca auxiliar na implementação de ordens executivas assinadas pelo atual presidente dos Estados Unidos desde a sua posse, especialmente decretos que versam sobre desregulamentação e governança, pautas sob a responsabilidade do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado pelo bilionário Elon Musk.

Ainda segundo a FCC, a iniciativa tem o objetivo de incentivar "o investimento de empresas norte-americanas na modernização de suas redes, no desenvolvimento de infraestruturas e na oferta de recursos inovadores e avançados".

Na avaliação de Carr, presidente da FCC desde o início do governo Trump, as agências reguladoras dos Estados Unidos criaram e mantiveram, por muitos anos, requisitos regulamentares que excedem suas competências legais.

"Isso só cria ventos contrários e desacelera os inovadores, empreendedores e pequenos negócios do nosso país. A FCC está comprometida em acabar com todas as regras e regulamentações que não são mais necessárias. E damos boas-vindas à participação e ao feedback do público durante todo esse processo", afirmou o presidente da agência, em comunicado.

"Sob a liderança do presidente Trump, a administração está liberando uma nova onda de oportunidades econômicas ao pôr fim ao ataque regulamentar de Washington", reforçou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!