As empresas do segmento de contact center reunidas na Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) afirmaram nesta terça-feira, 17, que colocaram em execução uma série de medidas para minimizar os impactos do novo coronavírus (covid-19) junto aos trabalhadores da área. As associadas reúnem cerca de 380 mil funcionários.
Segundo a entidade, já foram implantados "planos de contingência em conformidade com as determinações de órgãos competentes como Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério de Saúde e secretarias de saúde estaduais e municipais". Além da proteção aos trabalhadores, a associação também destacou que a "continuidade dos serviços essenciais aos cidadãos" deve ser garantida.
Dessa forma, a ABT afirma que, além das medidas sugeridas pelos órgãos competentes, as associadas têm:
- intensificado a higienização dos ambientes comuns e postos de trabalho individuais;
- fornecido kits individuais de higienização;
- incentivado o uso do home office "nas atividades em que é possível do ponto de vista técnico";
- realizado trabalho remoto ou férias pelos trabalhadores com sessenta anos ou mais, com doenças cardíacas, diabete ou outras doenças graves;
- monitorado o status de profissionais constantemente.
Entre as associadas da ABT estão empresas como Atento, Liq, Almaviva e Algar Tech. Também nesta terça-feira, 17, uma carta do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo (Sintetel) solicitou a adoção de doze medidas de prevenção e apoio aos funcionários do setor. Entre os pontos constam iniciativas já adotadas voluntariamente por algumas das operadoras.
Até esta terça-feira, 17, o Brasil contabiliza 291 casos confirmados do novo coronavírus e uma morte. As orientações do Ministério da Saúde para redução do contágio podem ser acessadas aqui.