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Reclamações na Anatel caem 18% em fevereiro

As reclamações dos consumidores contra serviços de telecomunicações registradas nos canais de atendimento da Anatel caíram 18% em fevereiro, em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 17, pela a agência. No total foram 270 mil reclamações, volume também 22% abaixo do registrado no mês de fevereiro de 2016. De acordo com a agência, o feriado de Carnaval, impactou no resultado.

A cobrança do serviço móvel pessoal pós-pago obteve o maior número de queixas com 51,68% do total registrado. Em seguida estão as reclamações quanto a crédito pré-pago com 51,07%. A qualidade, funcionamento e reparo da telefonia móvel atingiram 48,48%; cobrança de TV por assinatura, 44,63% e cobrança da telefonia fixa, com 37,02% das reclamações.

O serviço mais reclamado foi telefonia móvel pós-paga que recebeu 33,94% do total de reclamações (91.172 queixas). Em seguida, com 23,53% (63.219 reclamações) ficou a telefonia fixa. Já 15,66% dos usuários (42.075 reclamações) se queixaram da banda larga fixa; 13,96% (37.503 reclamações), da telefonia móvel pré-paga; e 12,90% (34.656 reclamações), da TV por assinatura.

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De acordo com os dados divulgados pela agência, a Oi liderou as reclamações em fevereiro, com 74.905 queixas. Em seguida ficou a Vivo com 68.135 reclamações, a TIM com 42.839 queixas, a Claro com 33.670 reclamações, a Net com 24.469 queixas, a Sky com 13.070 reclamações, a Nextel com 8.645 reclamações, a Algar com 775 queixas e por último a Sercomtel com 67 reclamações. A respeito de TV por assinatura, a Anatel recebeu 11.045 queixas contra a Net e 2.144 reclamações contra a Sky.

Apesar de mais reclamada, a Oi tem apresentado melhora em seus totais de registro, informa a Anatel. Em fevereiro de 2017 a agência registrou 34.874 reclamações quanto à telefonia fixa da operadora, o que significou uma queda de 13,5% em relação a janeiro de 2017 e 39% em relação a fevereiro de 2016.

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Para fazer a reclamação, o usuário deve ligar para 1331. Pessoas com deficiência auditiva ou da fala devem ligar para 1332 de qualquer telefone adaptado. Ou usar o aplicativo “Anatel Consumidor”, que permite ao usuário registrar e acompanhar, em celulares e tablets, as reclamações feitas contra as prestadoras de telecomunicações.

2 COMENTÁRIOS

  1. Não adianta reclamar para Anatel, as empresas não estão nem aí, sendo que a Anatel multa, mais as empresas não são obrigadas a pagar, resumindo: não tem punição.

  2. Deixo registrado o péssimo tratamento da NET que recebi e já são decorridos mais de dez dias e sem solução. Fala-se com uma gravação com uma semana passada informando que o técnico estava a caminho!!! Isto que, uma funcionária intitulando da Ouvidoria, havia marcado uma visita com garantia pessoal, em rezão do técnico não ter comparecido na data anterior, perda de um turno de negócios. E, o pior,o técnico ainda não chegou e ninguém fala nada. È trite ser brasileiro honesto,no nosso país.

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