Nuance adiciona inteligência artificial na construção de ofertas a pré-pagos

A Nuance desenvolveu para as operadoras móveis uma plataforma com inteligência artificial e análise automática de dados para a construção de ofertas em tempo real para a base de usuários pré-pagos. Batizada como Nuance Loop, a plataforma é uma evolução da antiga solução criada pela Novitech e presente em mais de 50 operadoras ao redor do mundo, que somam mais de 700 milhões de assinantes móveis.

A Loop se integra a sistemas das operadoras, como a plataforma de recarga, o ERP e o CRM, e vai analisando o perfil de uso de cada assinante. A partir daí, aproveita algumas oportunidades para se comunicar com o cliente e fazer uma oferta de recarga. Pode ser, por exemplo, assim que acaba o saldo. Ou então quando o usuário tenta fazer uma chamada ou acessar a web mas está sem crédito. Em vez de o usuário receber uma mensagem fria informando que não possui saldo, a plataforma envia uma oferta sob medida, que pode ser desde uma recarga via cartão de crédito até uma espécie de microempréstimo, em que a operadora libera alguns Reais de crédito para uma ligação on-net e cobra quando acontecer uma próxima recarga. Outra possibilidade é sugerir uma chamada a cobrar, especialmente se o número discado for de outra operadora, para não arcar com o custo de interconexão. Tudo depende do perfil do usuário e do que ele está tentando fazer.

O meio de comunicação com o usuário também varia. A Loop funciona em qualquer canal de contato da operadora, como SMS, USSD ou ou uma notificação enviada por um app da tele. Uma equipe interna da Nuance ajuda a elaborar os textos, que passam pelo crivo das operadoras antes de serem enviados. "Mas, à medida que evoluímos, a ideia é criarmos mensagens automaticamente, sem interação humana, e cujo texto e a escolha das palavras pode variar dependendo do perfil do usuário", comenta André de Andrade, vice-presidente e general manager para AL para CSP.

Notícias relacionadas

A Loop é oferecida para as operadoras como um serviço gerenciado. E o modelo de negócios é o de compartilhamento de receita sobre os resultados gerados pela plataforma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!