Anatel deve retomar debate sobre numeração para serviços de voz sobre a banda larga

O conselheiro Igor de Freitas quer levantar a discussão de um dos temas mais antigos (e não resolvidos) da Anatel: a numeração para serviços de banda larga. O conselheiro chegou a propor que na consulta pública que será aberta no regulamento de numeração fossem incluídas questões sobre a oportunidade e impactos de alterar as normas para incluir também recursos de numeração para o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Há mais de 10 anos provedores de VoIP e Internet pedem a possibilidade de terem numeração própria sem a necessidade de outorgas de STFC ou SMP.

A discussão ficará para uma consulta específica, depois de estudos da superintendência de planejamento regulatório, pois o conselho não concordou em misturar essa reforma mais ampla com as alterações que estão sendo feitas agora na regulamentação de numeração.

O debate é especialmente importante no momento em que as operadoras de telecomunicações questionam os serviços OTT que se "vinculam" ao número dos usuários, como o WhatsApp.

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Outro tema importante seria a dispensa de outorga para pequenos ISP e a venda de pacotes limitados de dados. Vergonhosamente nossa política de crescimento, modernização e igualdade lembram 10 anos atrás quando se debatiam temos como sumidouro de tráfego com a difusão da ADSL. O protecionismo deveria ser enterrado ao lado do coronel e todas operadoras deveriam brigar por espaço no mercado ao invés dos gigantes comprarem espaço e espirrarem que vem com garra fazendo por merecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!