Teles seguem no topo de reclamações do Procon-SP

As operadoras de telecomunicações seguem entre as empresas com mais reclamações no Procon-SP em 2014, em números absolutos, segundo relatório divulgado pela fundação. O grupo Telefônica/Vivo, que detém o maior número de assinantes no estado, liderou o volume de queixas fundamentadas, com 42,9 mil registros no ano, mas com o índice de solução dos problemas relatados de 86,22%.

Na segunda colocação, o grupo América Móvil (Claro/NET/Embratel) somou 33,1 mil reclamações no ano passado com um índice de solução das falhas na ordem de 86,42%. A Sky Brasil ficou na quarta colocação, com 14,2 mil queixas e 84,42% no índice de soluções.

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A TIM, na sétima colocação, teve 10,8 mil registros e o índice de solução dos problemas de 82,44%. A Oi, em oitavo lugar, recebeu 6,8 mil queixas e solucionou 69% dos problemas relatados.

A Nextel, com um número menor de assinantes, foi alvo de 3,1 mil reclamações em 2014, mas conseguiu solucionar 86,34% delas. E a GVT, no 35º lugar, acumulou 1,2 mil queixas, sendo 79,63% delas solucionadas.

Os resultados do Procon-SP e de outros órgãos estaduais de defesa do consumidor serão consolidados no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que será divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) nos próximos meses.

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