Faturamento dos serviços de TIC cai 2,6% em janeiro por baixa demanda, diz IBGE

Os serviços de comunicação iniciaram o ano ampliando já haviam fechado dezembro em baixa (-2%). Em janeiro a queda da receita foi de 2,5%, puxada pelo segmento de TIC, que na classificação oficial abrange os serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação, com desaceleração de 2,6%, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira,17, pelo IBGE.

Notícias relacionadas
No acumulado de 12 meses, a queda é de 2,4%. A renda do segmento de audiovisual, de edição e de agências caiu 1,5%, resultado um pouco melhor do que o registrado em dezembro, de -1,8%. Na comparação anual, a variação negativa do setor de serviços foi de 0,8%.

Segundo o IBGE, a queda na receita se deu, entre outros fatores, pelo desaquecimento na demanda por parte de empresas e governos. Todas as informações contidas na pesquisa registram a receita real, sem considerar o impacto da inflação, o que sugere uma situação ainda mais grave.

O faturamento do setor de serviços como um todo cresceu 1,6% em janeiro de 2015, na comparação com igual mês do ano passado. De acordo com o IBGE, foi a menor variação da série histórica iniciada em janeiro de 2012. O resultado é inferior às taxas registradas em dezembro (4%) e novembro (3,7%). O índice acumulado em 12 meses aponta expansão de 5,4%, uma expansão menor do que a inflação, que acumula 6,7% em 12 meses.

O índice positivo se deveu aos resultados dos serviços prestados às famílias (8,6%), os serviços profissionais, administrativos e complementares (5,3%) e transportes e serviços auxiliares dos transportes e correio (2,2%). Os serviços de comunicação tiveram o pior resultado entre todos os setores pesquisados em janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!