Telmex vai brigar por unbundling no Brasil

A posição da Telmex no Brasil, caso a compra da Embratel se concretize, será diferente em relação ao unbundling do que a posição mantida pela empresa no México. "No Brasil, a situação será diferente porque seremos entrantes no mercado", diz Arturo Elias Ayub, diretor de alianças estratégicas, comunicação e relações institucionais da Telmex, em entrevista por telefone ao TELETIME News. A Telmex tem, no México, uma posição dominante no mercado e enfrenta competição de grupos entrantes. Segundo Ayub, a questão de fato é complicada porque são duas situações muito diferentes. Mas ele dá a entender que a Telmex entende a luta da Embratel no Brasil pelo unbundling e que não pretende mudar a estratégia.
A Telmex não tem ainda os planos desenhados para o Brasil. "Esperamos a aprovação de todas as autoridades", diz Arturo Ayub. Mas ele admite que a marca Embratel é forte e que tende a ser mantida. "É uma marca muito conhecida. Vamos decidir essa questão apenas depois da aprovação, mas o provável é que a marca fique".
Ayub ressalta que a proposta da Telmex para a compra da Embratel, de US$ 360 milhões, é 100% em dinheiro, não envolvendo em nenhum momento uma renegociação da dívida da MCI com Carlos Slim (magnata mexicano controlador da Telmex). Ele diz também que até o momento o valor da proposta das teles fixas brasileiras à MCI (US$ 550 milhões) é apenas um rumor, pelo menos no que se refere à Telmex. A operadora mexicana apenas foi informada de que sua proposta era a vencedora pela MCI, sem maiores detalhes.

Notícias relacionadas
A Telmex não pediu nem recebeu, segundo Ayub, nenhuma aprovação ou sinalização prévia do governo brasileiro para comprar a Embratel. Ele lembra que Carlos Slim esteve no Brasil com algumas autoridades, mas não foi para oficializar nenhuma proposta.
A Telmex não tem nenhuma estimativa de tempo para a aprovação da proposta nem pela Justiça norte-americana nem pelas autoridades brasileiras. "Vamos respeitar e esperar as autoridades de cada um dos países".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!