Globo não acredita em TV aberta por celular

O gerente de planejamento de engenharia da TV Globo, Carlos Brito, acha muito difícil que as redes de telefonia móvel passem a transmitir conteúdos abertos, ou seja, troquem o tráfego de voz e dados pela distribuição de conteúdo televisivo. Segundo ele, o custo para a instalação de uma rede móvel na cidade de São Paulo é de US$ 350 milhões, enquanto o custo de uma rede de TV digital é de US$ 7 milhões. Sua conclusão é que ?é uma loucura alocar capacidade grande de rede celular para distribuir acesso aberto e gratuito?. Para ele, o investimento na rede não viabilizaria, economicamente, a distribuição do sinal gratuitamente.
O assunto foi colocado em debate durante o seminário Tela Viva Móvel ? Encontro dos Serviços e Entretenimento Wireless, realizado pela Converge Eventos em São Paulo, que acontece nesta quarta-feira, dia 17, e no dia 18.
Durante a Telexpo, que ocorreu no início de março, pelo menos duas operadoras – Vivo e TIM – demonstraram serviços similares aos de uma TV aberta. A TIM promete trazer em breve para o Brasil o TIM Mobile TV e a Vivo já tem um serviço disponível, pelo TV Terra.

Notícias relacionadas

Redes demais

Para Brito, as redes de TV não se prestam à distribuição de conteúdo personalizado, ao contrário das redes móveis, o que, na sua opinião, é outro obstáculo para que as operadoras celulares ofereçam conteúdo aberto. Ele ainda enfatizou: "não há interesse dos radiodifusores, com a TV digital, de oferecer telefonia por esse meio. Temos redes demais?.
O gerente de planejamento da Globo disse que há um estudo, juntamente com a Universidade Mackenzie, para o desenvolvimento de um protótipo de receptor do que seria a TV portátil (ou Palm TV). Para ele, o viável é que as duas redes – móvel e de TV – operem de forma complementar. Assim, por exemplo, todo o conteúdo que o usuário desejar que seja personalizado, poderá ser distribuído pela operadora móvel.
Além disso, a rede de telefonia móvel seria como um canal de retorno para a interatividade no conteúdo distribuído pela TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!