Modelo brasileiro usará até R$ 100 milhões do Funttel

A pesquisa para a criação de um modelo brasileiro de TV digital (DTV) demandará até R$ 100 milhões em três anos, informou o ministro das comunicações, Miro Teixeira, nesta segunda-feira, 17, no Rio de Janeiro. A verba para o projeto virá do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).
Um pool de universidades será fechado provavelmente ainda nesta semana para comandar coletivamente a pesquisa. Algumas das entidades que deverão fazer parte do pool são: UFRJ, PUC, Unicamp e UFPE. A expectativa é de que ao fim dos primeiros 12 meses será possível apresentar uma demonstração do modelo brasileiro de DTV ao governo.
Segundo Miro, o modelo a ser criado pelas universidades brasileiras não será imposto, mas comparado com os demais disponíveis no mercado. ?Podemos até adotar um modelo estrangeiro, se ele se revelar melhor que o nosso. Mas exigiremos contrapartidas?, afirmou.

Notícias relacionadas

Proposta

O ministro relatou que durante recente encontro com a embaixadora norte-americana no Brasil, Donna Hrink, ela lhe entregou a seguinte proposta: se o governo adotar o modelo norte-americano de DTV, os EUA se comprometerão a fabricar os aparelhos em solo brasileiro. Devido ao projeto para criação de um modelo nacional, Miro optou por não responder à proposta dos EUA, por enquanto. Cabe lembrar que a última empresa fabricante de televisores norte-americana era a Zenith, comprada pela LG coreana. Atualmente, os EUA não têm mais nenhuma empresa que fabrique televisores. Portanto, a proposta da embaixadora é incompreensível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!