A operadora Viasat anunciou o retorno da oferta de serviços de Internet banda larga via satélite no Norte do Brasil.
De acordo com a companhia americana, o objetivo é levar conectividade de alta velocidade para locais não atendidos pela fibra óptica nos seguintes estados: Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.
Para esse serviço, será utilizada a capacidade do SGDC-1, o satélite geoestacionário de defesa e comunicações estratégicas da Telebras, que tem a Viasat como parceira.
Segundo a operadora, as velocidades poderão chegar até 35 Mbps. Existe uma franquia mensal de 200 GB, mas a navegação é ilimitada entre das 0h às 7h. Os planos para a região Norte terão mensalidades a partir de R$ 319 – com taxa de instalação à parte.
"A Viasat reconhece a importância da conectividade para o desenvolvimento da região Norte e está comprometida em levar serviço de Internet de alta qualidade para onde ela é mais necessária", disse o diretor-geral da Viasat no Brasil, Leandro Gaunszer, em comunicado.
"Com nosso retorno à região, reforçamos nossos esforços para oferecer à região uma solução confiável para conectar as comunidades e impulsionar o progresso local.
A Viasat encerrou o ano de 2024 com 20 mil acessos de banda larga no Brasil, de acordo com a Anatel. A maior parte desses assinantes estão concentrados em Minas Gerais (3,3 mil), São Paulo (2,4 mil), Goiás (2,1 mil), Bahia (1,6 mil), Maranhão (1,4 mil) e Tocantins (1,3 mil).