Starlink ainda não pediu autorização à Anatel para prestar serviços no Brasil

Já lançado nos Estados Unidos, o serviço de banda larga baseado no sistema de satélites não geoestacionários Starlink, da SpaceX, ainda não pediu autorização para a prestação de serviços no Brasil. TELETIME apurou que a companhia do bilionário norte-americano Ellon Musk não formalizou a solicitação de autorização de direito de exploração de satélite ou de sistema satelital na Anatel. 

"Até o presente momento informamos que não há qualquer pedido de autorização de direito de exploração de satélite, ou sistema de satélites, associado à empresa em questão em curso na Anatel", disse a agência em solicitação de informações feita por este noticiário.

O regulador confirma que é necessário ter, além da outorga de autorização, uma empresa brasileira como representante legal para a prestação de serviços. A Anatel diz que é necessário que esse intermédio de outro CNPJ seja feito por conta da vedação contida na Súmula 10 da regulação: "O representante legal da Exploradora de Satélite Estrangeiro pode ser prestadora de serviço de telecomunicações. Caso a prestadora de serviço de telecomunicações pretenda fazer uso da capacidade espacial que ela própria representa, a contratação deverá ser formalizada por intermédio de outro representante legal". 

Notícias relacionadas

A Anatel diz que, "em termos administrativos", não há diferença para um pedido de exploração de sistema satelital. Tanto que a taxa cobrada para satélites GEO e não-GEO é o mesmo: R$ 102.677. 

Presença no Brasil

Segundo o site Tecnoblog, a Starlink já teria providenciado duas empresas/CNPJs para a prestação de serviços: a Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda e a Starlink Brazil Holding Ltda. Já é possível colocar um CEP brasileiro para a pré-venda no site da companhia, que avisa que a disponibilidade na região é prevista para "o final de 2021". O preço, entretanto, está em dólar: US$ 99. 

A Starlink já havia manifestado interesse em prestar serviços de banda larga no Brasil. Na consulta pública sobre a proposta de resolução do Regulamento de Cobrança de Preço Público pelo Direito de Exploração de Satélite (PPDES), em julho de 2018, a contribuição da empresa reiterou que a simplificação do valor do preço público pelo direito de exploração de satélite estrangeiro seria bem vinda.

Na época, a companhia mencionou a autorização nos Estados Unidos para operação de 4.425 satélites não geoestacionários nas bandas Ku e La. Além disso, havia pedido autorização para futuros satélites em banda V, com correspondentes registros de espectro com a União Internacional de Telecomunicações. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!