Norte Conectado: primeira fase fica para 2º semestre de 2021

Prometido desde 2018, o programa Norte Conectado agora tem um novo calendário para a realização. A primeira fase, que interliga Macapá a Santarém (PA), estava prevista para ser entregue ainda no ano passado. O cronograma, que ainda inclui a contratação de um operador neutro, foi mudado em relação às tentativas anteriores do governo: agora, a previsão do lançamento do cabo agora está para o segundo semestre de 2021.  

Segundo a proposta que está na consulta pública aberta na semana passada pelo Ministério das Comunicações e RNP (com relatório da consultoria Teleco), o processo de aquisição do cabo já foi concluído. Agora, RNP e governo estão fazendo o levantamento hidrográfico do rio para a determinação exata da rota do cabo ótico. 

Além disso, estão fazendo a contratação do serviço de lançamento dessa infraestrutura; a aquisição e instalação do sistema DWDM que iluminará o primeiro par de fibras; e a aquisição e instalação dos contêineres. O contrato de lançamento inclui garantia de 12 meses para rompimentos e tempo de reparo de até 13 dias. O contrato do sistema DWDM também tem mínimo de 12 meses de garantias.

Notícias relacionadas

Todas essas etapas estavam planejadas para serem concluídas ainda em março do ano passado, com a ativação troncal entre setembro e novembro, e comissionamento e operação em dezembro. 

O custo total do projeto inicialmente era de R$ 890 milhões, sendo R$ 350 milhões para o tronco principal de 5 mil km. Na época, a previsão de conclusão total era dezembro de 2023.

Compartilhamento

As empresas de banda larga fixa (SCM) ou de celular (SMP) terão que dividir a rede com sistemas do setor público como da própria RNP, Ministério da Defesa, Conselho Nacional de Justiça e empresas de processamento de dados (PRODAP, PRODEPA, PRODAM), por exemplo. Cada cabo ótico fluvial terá 48 fibras, das quais 12 (um tubete) serão reservados para o setor público. O sistema DWDM será pronto para uso com possibilidade de até 40 canais óticos em um dos pares de fibra para o setor público. Deverá ser usado um cabo do tipo Single Armor (cabo com camada de proteção única).

A rede da Infovia 00 terá 750 km entre Macapá e Alenquer – que fia depois de Santarém – e contará com aberturas em Santarém, Monte Alegre e Almerim. Cada uma das cidades terá um ponto de presença (PoP) instalados com as prestadoras locais.

O relatório aponta que os dois maiores municípios, Macapá e Santarém, contam com "boa penetração de celular", mas apenas na capital do Amapá há uma penetração maior da banda larga fixa. A consultoria chama atenção para as cidades de Alenquer e Monte Alegre, onde a taxa de adoção do satélite na Internet é de 81% e 5%, respectivamente, e diz que há uma oportunidade de mercado para as prestadoras. 

No próximo dia 19, às 10h, a RNP fará um workshop para apresentação e discussão da proposta da consulta pública neste link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!