Nos EUA, Nokia cria programa de certificação 5G para profissionais

A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 17, a criação de um programa de treinamento e certificação em redes 5G para profissionais da indústria de telecomunicações. O curso será ministrado a partir do Nokia Bell Labs, localizado em Nova Jersey (EUA).

Segundo a Nokia, a certificação será agnóstica em relação aos fornecedores de tecnologia e focará em particularidades de redes 5G de fim a fim (end-to-end). Aplicável tanto para profissionais de operadoras de telecomunicações quanto para os do segmento corporativo, a qualificação oferecerá duas certificações: a de associado e a de profissional. As primeiras turmas devem começar ainda em fevereiro.

CTO da fornecedora e presidente do Bell Labs, Marcus Weldon observou que programas técnicos que ofereçam um "entendimento firme" das soluções de redes e oportunidades de negócio do 5G serão fundamentais para a tecnologia. "Como os investimentos em 5G ainda estão em estágios relativamente iniciais, consideramos o momento ideal para esse programa de certificação", pontuou.

Notícias relacionadas

Força de trabalho

Recentemente, o receio de uma falta de mão de obra qualificada para a implementação do 5G foi abordado pelo chairman da Federal Communications Commission (FCC) dos EUA, Ajit Pai. Segundo ele, já é difícil encontrar equipes qualificadas na quinta geração de redes, ao mesmo tempo em que jovens profissionais vêm optando por carreiras de tecnologia indoor, menos desafiadoras do ponto de vista físico.

"Esse é um dos desafios que teremos que pensar: como desenvolver a força de trabalho do futuro para construir essas redes sem fio", afirmou Pai.

IoT na Argentina

A Nokia anunciou na semana passada ter celebrado o primeiro contrato de rede de IoT mundial (WING, na sigla em inglês) virtualizada com a Telecom Argentina. Dessa forma, a companhia pretende oferecer serviços de Internet das Coisas para empresas argentinas e em toda a América Latina. A operadora, por sua vez, oferecerá a clientes corporativos a implantação em várias verticais do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!