Claro, Ericsson e Qualcomm testam compartilhamento dinâmico de espectro 5G

A Claro, a Ericsson e a Qualcomm Technologies concluíram com sucesso testes de compartilhamento dinâmico de espectro (Dynamic Spectrum Sharing, ou DSS) entre o 4,5G e o 5G. Segundo a operadora nesta segunda, 17, a demonstração representa "uma importante conquista por tornar o compartilhamento de espectro comercial 5G uma realidade na América Latina".

Os testes foram realizados na sede da Claro na capital São Paulo. Para tal, foram utilizadas a banda licenciada da empresa, solução de compartilhamento de espectro da Ericsson e protótipo de dispositivo móvel 5G da Qualcomm. Para o diretor de engenharia da Claro, André Sarcinelli, o resultado demonstrou que as duas tecnologias (4,5G e 5G) convivem de forma harmoniosa, possibilitando uma conexão estável em alta velocidade a partir da implementação de ambas.

Dessa forma, a utilização da tecnologia 5G no espectro de bandas baixa ou média historicamente reservadas para 4G deve complementar a estratégia da Claro no deployment de quinta geração. "O compartilhamento do espectro garantirá à operadora fornecer cobertura 5G aos seus clientes o mais rápido possível", pontuou a empresa, também citando a perspectiva da licitação de espectro programada pela Anatel.

Notícias relacionadas

"O compartilhamento de espectro existente permitirá à Claro implementar o 5G de forma ágil e dinâmica, conforme a penetração de smartphones 5G cresça; e ao mesmo tempo, permitirá que a operadora racionalize seus investimentos, otimizando sua rede para cobertura e performance em todas as tecnologias", complementou Sarcinelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!