A fabricante chinesa ZTE anunciou esta semana, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, um acordo inédito com a Telefónica que pode levar a uma expansão significativa da presença da empresa na América Latina. Trata-se de um contrato de fornecimento de handsets para as operações da Movistar em todos os seus países de atuação, exceto o Brasil, onde a Telefónica é acionista da Vivo. O acordo tem como principal característica a customização das especificações dos equipamentos de acordo com os diferentes mercados. Para o Brasil, onde a ZTE tem ainda uma pequena presença em handsets, a estratégia, segundo Wu Zengqi, vice-presidente senior para a América Latina, inclui ampliar o portfólio de handsets. Mas a ZTE, tradicionalmente, não toma a iniciativa de entrar em um mercado de maneira mais agressiva a não ser que seja em parceria com algum operador. Segundo Wu Zengqi, o principal mercado no Brasil da ZTE hoje é o de banda larga fixa e equipamentos para redes 3G, e a meta é ampliar em 50% a presença da empresa em toda a América Latina, contra um crescimento mundial estimado em 30%. Desde o ano passado, a ZTE tem procurado operadores com a linha de financiamento de bancos chineses. Seu principal cliente no Brasil, a Oi, tem buscado justamente esse tipo de apoio financeiro nos projetos.
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