Escassez de freqüência dificulta expansão da Telefónica

A faixa de freqüência de terceira geração (1,9 GHz) poderá ser a alternativa da Telefónica Móviles, acionista da Vivo, para estender o serviço móvel para todo o território brasileiro. A escassez de freqüência no País tem dificultado a expansão da rede EV-DO, embora não tenha havido uma perda de qualidade na rede, afirmou o diretor da divisão de regulamentação e relações institucionais da Telefónica Móviles, Daniel Arias Pando. Por serem finitos, os espectros preocupam a empresa em toda a América Latina. No Chile, Argentina e Peru, a companhia passa por um processo de devolução obrigatória das faixas de 850 MHz, devido à sobreposição de licenças pela compra das operações da BellSouth. ?Se os países querem ter cada vez mais rápido a TV digital na telefonia móvel, precisamos investir, precisamos de banda?, disse Panda. ?É um direito de competição, não precisaríamos devolver essas faixas.?
O executivo discorda da devolução, sob o argumento de que a empresa não é dominante nesses mercados. ?Se comparar a participação de mercado por cliente e por receita, não somos tão dominantes assim?, opinou. Na Argentina, a operadora terá de atender a muitos clientes com limitação de espectro, como resultado da devolução, afirmou ele. Além disto, haverá escassez de espectro para desenvolvimento da 3G, o que também ocorrerá no Brasil, reclama ele. Quanto ao Peru, disse que também não é dominante e que se a avaliação for por participação de mercado, a empresa tem uma cobertura importante, o que não significa domínio.
Nos países onde a devolução tem sido imposta, a única saída é pedir mais espectro. A empresa tem 124 milhões de clientes móveis, e só nos últimos três anos investiu ? 16 bilhões em seis países: Brasil, México, Colômbia, Venezuela, Peru e Chile. Em 2004, os governos desses países receberam o equivalente a ? 9,1 bilhões em taxas fiscais e contribuições sociais. Nesse grupo, o Brasil é o que mais preocupa a companhia, por ter os níveis de impostos mais elevados.

Notícias relacionadas
Ainda em relação a esses países, estudo da companhia revela que num cenário mais otimista da telefonia móvel, o crescimento projetado para cinco anos é de 25%, com receita total de ? 61 bilhões. Numa projeção mais pessimista, o crescimento cai para 10% e a receita para ? 26 bilhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!