TIM anuncia primeira chamada com voz sobre 5G na América Latina

A TIM anunciou nesta segunda-feira, 17, a realização dos primeiros testes com a tecnologia VoNR 5G (Voice over New Radio) na América Latina. Conduzida em parceria com a Huawei, a demonstração é prévia de serviço que deve estar disponível aos clientes da tele ainda este ano, na sequência da implementação da rede 5G.

Também conhecido como voz sobre 5G, o VoNR promete melhor qualidade de chamadas e integração com aplicações e serviços que usam dados e voz simultaneamente. Segundo a TIM, o padrão "é a evolução dos serviços de voz e será a modalidade mandatória na rede 5G SA" (standalone com release 16).

Hoje, a TIM já oferece o serviço VoLTE (voz sobre a rede 4G) para mais de 4.600 localidades pelo Brasil e 30 milhões de clientes. Com a evolução da tecnologia, a operadora vislumbra melhorias em videoconferências e aplicações relacionadas à realidade virtual ou aumentada.

Notícias relacionadas

Em comunicado, a empresa notou que 16 operadoras de todo o mundo já anunciaram investimentos em VoNR, especialmente em países onde as redes 5G standalone estão em fase avançada de implementação. As informações são da GSA, entidade que reúne fornecedores da cadeia de telecom.

Vale notar que a utilização da função depende também do terminal do usuário. "Alguns dos smartphones disponíveis no mercado e habilitados para funcionar com 5G contarão com suporte para VoNR. Com os testes no Brasil, a TIM mostra que já está preparada não só para o futuro das redes móveis, como também para a evolução do serviço", afirmou a empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!