Brasil tem 54 smartphones com 5G; dez foram homologados em 2022

Foto: Apple

O mercado brasileiro contabiliza 54 modelos de smartphones compatíveis com as redes 5G, oriundos de oito fabricantes distintas. Do total, 10 aparelhos foram homologados já no ano de 2022.

Além dos modelos mais recentes, outros quatro smartphones foram adicionados à lista desde a última vez que TELETIME publicou balanço sobre o tema. Pouco antes do Natal, eram 40 os aparelhos com 5G disponíveis no País.

No caso da Apple, os aparelhos homologados passaram desde então de quatro para oito: ingressaram na lista em 2022 o iPhone 13, o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Mini, além de um modelo (A2643) sem nome comercial divulgado.

Notícias relacionadas

Quem também deu um salto foi a Motorola, passando de sete aparelhos habilitados para 12. Entre eles, os modelos Moto G G100, Motorola Edge e XT2201-1 (homologados em 2022) e outros dois (Edge 20 Pro e um não identificado) adicionados na semana do Natal passado.

Líder em número de aparelhos com 5G disponíveis, a Samsung passou de 12 para 16 smartphones com o padrão. Três deles 5G (os modelos nomeados como S906E/DS, S908E/DS e S901E/DS no sistema da agência) foram habilitados pela Anatel já neste ano. O Galaxy S22, modelo que sequer foi lançado ainda, já passou pelo crivo da agência, como mostrou o Tecnoblog.

Por último, a lista de fabricantes com a oferta ganhou mais um membro com a chegada da HMD Global, que comercializa aparelhos com a marca da Nokia. Homologado no fim de dezembro, o Nokia G50 completa a lista de 54 aparelhos passíveis de conexão nas redes 5G.

As demais fabricantes com a tecnologia são Xiaomi (7 smartphones homologados), Asus (6), Realme (3) e TCL (1).

Transparência

Em comunicado, a Anatel notou que tem trabalhado para dar maior publicidade ao processo de homologação de aparelhos, sobretudo a partir de painel no site da agência.

"Agora será possível obter informações atualizadas, com dados processados até o dia anterior. As informações são obtidas direto da base de dados da Anatel e são atualizadas automaticamente. A mudança proporciona maior confiabilidade, atualidade e dinamismo", apontou a reguladora.

A agência ainda relembrou que somente produtos homologados podem ser utilizados no Brasil. "O usuário deve, portanto, conferir a lista de celulares homologados antes de adquirir um aparelho. O consumidor também deve verificar a presença do selo de homologação Anatel, localizado no equipamento ou no manual, e pode consultar a operadora sobre a compatibilidade do produto com a rede".

Pelos termos do edital do leilão do 5G, as redes de quinta geração devem começar a ser implementadas a partir do fim do primeiro semestre de 2022, começando pelas capitais dos estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!