Estudo global da Kantar Media revela tendências para as mídias sociais em 2018

A Kantar IBOPE Media, divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia, apresentou nesta quarta-feira, 17 de janeiro, o estudo "As Tendências das Mídias Sociais para 2018", reunindo em dez tópicos o que o segmento pode esperar ao longo dos próximos doze meses.

O estudo começa falando sobre uma possível maturidade e consolidação do panorama tecnológico e digital, que é a tendência mais esperada no âmbito geral para as mídias sociais em 2018.

A partir daí, a análise fala sobre como as marcas podem usufruir dessas novas tecnologias, pensando em estratégias de conteúdo personalizadas. A principal tecnologia citada nesse trecho do estudo são as plataformas de voz: "Se uma marca não estiver nas plataformas de voz, ela estará literalmente em silêncio, quieta, quando um cliente quiser interagir com ela", disse Bret Kinsella, fundador e editor de tecnologias de voz da VoiceBot. Marcas de mídia, como CNN, New York Times e Buzzfeed, já oferecem "notícias rápidas" em voz.

Notícias relacionadas

Na sequência, o estudo aborda o crescimento da inteligência artificial, que fala do uso de assistentes inteligentes pelas gigantes do setor e acredita que conforme a tecnologia avança, a AI (inteligência artificial) se tornará uma commodity cada vez mais presente em nossas vidas; e a realidade aumentada e virtual (AR e VR), que seguem ainda dentro dos nichos, precisando de uma imagem mais amadurecida para vingarem de vez.

A quarta tendência é a programação de conteúdo em vídeo – algo desejado pelas redes sociais, uma vez que gera interação e essa interação promove engajamento. A ideia é desenvolver um modelo de programação em vídeo que navegue entre a TV convencional, o streaming e serviços de vídeo on-demand, tais como Netflix.

O estudo fala ainda da publicidade em mídias sociais, que explodiu em 2017 e tende a seguir em expansão em 2018, inspirando novas experiências com anúncios cada vez mais personalizados para o consumidor. "O marketing social não se trata mais de narrativas, e sim de experiências", afirma a análise. Isso está diretamente ligado com a próxima tendência listada pela pesquisa: o marketing de influenciadores, ou seja, aproveitar a popularidade dos grandes nomes da internet para aumentar  visibilidade e gerar vendas: "Mais e mais marcas estão tendo resultados significativos, descobrindo que o marketing de influenciadores pode ser uma alternativa eficaz". O mapeamento fala ainda da exploração de outros formatos interativos, como os vídeos Live 360.

Os últimos tópicos do estudo abordam questões mais complexas, tais como a privacidade nas mídias sociais. Segundo o pesquisador holandês Tijman Shep, um medo tão forte de "exposição" social pode levar à próxima doença impeditiva do século. A chamada "frieza social" (do inglês, Social Cooling) é uma condição caracterizada por uma preocupação exagerada com o que se publica ou "curte" em redes sociais. E, de acordo com a última pesquisa "Connected Life", da Kantar TNS, as pessoas têm consciência do preço que precisam pagar, em dados pessoais, para manter um estilo de vida conectado.

Mas, segundo a análise, 2018 será um ano fundamental para os avanços relacionados à privacidade de dados sociais. Em maio, entra em vigor a Regulação Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation, GDPR) da União Europeia. E as multas por não conformidade são altas – até 4% da receita anual. A legislação da GDPR, entre outras, protege especificamente os dados gerados por usuários, como publicações em mídias sociais. Para as marcas, é momento de se movimentar: elas devem ficar atentas à forma como usam dados sociais, além de decidir se armazenam esses dados em um CRM [Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com clientes)] ou em outro lugar. Segundo: elas devem encontrar métodos alternativos para engajar os usuários mais jovens de mídias sociais, por exemplo, usando aplicativos de troca de mensagens nos quais as interações sejam mais pessoais e reservadas.

Por fim, o levantamento trata do tema  fake news, "o lado obscuro da web". "Fazer com que o algoritmo do feed possa combater as notícias falsas se tornou uma grande prioridade das gigantes sociais para 2018", sugere o estudo da Kantar. O Facebook está usando "machine learning" para detectar compras feitas por contas de spam , dificultando a compra de anúncios por parte de quem publica notícias falsas. Isso inclui a contratação de mil novos revisores para monitorar o conteúdo de anúncios, em vista da manipulação do sistema de anúncios do Facebook realizada pela Rússia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!