Empresas de satélite farão proposta conjunta a governos

A Tesacom, empresa especializada em soluções satelitais, pretende reunir outras companhias do setor, como Arycom e Onixsat, para apresentar uma proposta conjunta a governos estaduais e ao governo federal brasileiro de comunicação via satélite para órgãos como Bombeiros, Defesa Civil e unidades do Exército que atuam em situações de emergência. A ideia é que equipamentos e serviços de telefonia e transmissão de dados via satélite sejam fornecidos para essas instituições a preços subsidiados. Segundo o diretor geral da Tesacom, Dante Quinterno, a proposta seguirá os moldes de outra similar adotada pelos governos federal e de diversas províncias do Chile, após o terremoto do ano passado. "Todas as entidades governamentais deveriam ter um kit de comunicação para situações de emergência. Isso deveria ser previsto em lei", propõe o executivo.
Entre vendas e aluguéis, a Tesacom disponibilizou cerca de 40 telefones via satélite para serem usados na serra fluminense esta semana. Só a Energisa, distribuidora de energia de Nova Friburgo, comprou 15 telefones para uso de seus técnicos. Quinterno garante que ainda há muitos aparelhos em estoque. "E, se for preciso, podemos trazer mais da Argentina e do Chile. Não há problema de falta de equipamentos", afirmou.
No último domingo, 16, Quinterno voou de helicóptero para São José do Vale do Rio Preto, um dos municípios da região serrana do Rio de Janeiro atingido pelas chuvas. Sob o auxílio de bombeiros, levou quatro telefones satelitais e um laptop com acesso à internet via satélite para uso em três locais que estavam sem comunicação na cidade, dentre eles um hospital. O uso dos serviços foi oferecido de graça pelas operadoras Inmarsat e Iridium, parceiras da Tesacom. Outro voo com a mesma finalidade será feito nos próximos dias.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!