A União Europeia avançou com o projeto para criar uma constelação de satélites multi-orbitais. Nesta sexta-feira, 16, o maior bloco econômico do mundo assinou em Bruxelas (Bélgica) o contrato entre a Comissão Europeia, Agência Espacial Europeia (ESA) e o consórcio SpaceRISE (liderado pelas empresas Eutelsat, Hispasat e SES).
O acordo para formação da Infraestrutura para Resiliência, Interconectividade e Segurança por Satélite (projeto IRIS²) prevê uma constelação multi-órbita formada por 290 satélites com o consórcio.
O objetivo com o sistema de satélites é fornecer serviços seguros de conectividade para os países da UE e autoridades que compõem o bloco. A constelação também vai oferecer acesso à Internet de alta velocidade para empresas e pessoas, com foco em regiões onde a infraestrutura ainda é limitada.
Para a União Europeia, o acordo é um passo importante para a soberania do bloco – que vê com preocupação o crescimento norte-americano no segmento espacial, a partir sobretudo da Starlink.
Contrato
Os custos com o IRIS² são estimados em 11 bilhões de euros. A expectativa é de que a implementação comece em 2029, com um máximo de 13 lançamentos no foguete Ariane 6. Já a operação dos serviços deve ficar para 2030. A concessão fruto dessa parceria público-privada é de 12 anos.
A UE atuará como cliente âncora. Ou seja, será o principal contratante inicial do projeto IRIS². No começo, o financiamento será feito sob o atual quadro financeiro plurianual da União Europeia, com a expectativa de que programas sucessores e verbas adicionais sejam aprovados após 2027 para garantir a sustentabilidade financeira do projeto.
"O IRIS² representa o terceiro programa emblemático da União Europeia, desenvolvido para tratar dos desafios urgentes de longo prazo em segurança, proteção e resiliência. Ao oferecer serviços avançados de conectividade a usuários governamentais e preencher lacunas de conectividade em toda a UE, o IRIS² apoia a autonomia estratégica e a liderança tecnológica do bloco", informou um comunicado da Comissão Europeia.