Publicidade
Início Newsletter Proposta de compartilhamento de postes é novamente adiada na Anatel

Proposta de compartilhamento de postes é novamente adiada na Anatel

Poste de energia na Av. Indianópolis, em São Paulo. Foto: Bruno do Amaral

A complexa proposta de resolução conjunta com a Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel) para compartilhamento de postes foi novamente adiada na Anatel. Relatada pelo conselheiro Moisés Moreira, a matéria, que ainda seria colocada em consulta pública, teve pedido de vista feito pelo conselheiro Vicente Aquino na reunião desta quinta-feira, 16.

Por ter ajudado na elaboração do relatório, o conselheiro Emmanoel Campelo já acompanhou Moreira, antes mesmo da volta do pedido de vista de Aquino. “Me preocupo em postergar muito a análise, a Aneel já está em fase mais avançada da matéria”, mencionou ele. A agência de energia colocou em consulta pública a proposta no começo deste mês.

O conselheiro Carlos Baigorri, que ainda aguarda a possibilidade de ser sabatinado no Senado para então assumir a presidência da Anatel, lembrou do trabalho na superintendência de competição para a elaboração da resolução conjunta atual. “E a resolução nº 4 não avançou em nada“, declarou. 

Notícias relacionadas

A menos que seja recolocada em pauta em reunião extraordinária, a matéria poderá demorar no mínimo dois meses para voltar ao Conselho Diretor. Isso porque a data da próxima reunião ordinária é no dia 10 de fevereiro, após a volta do recesso da agência.

Pontos levantados

Como é feita em conjunto com a Aneel, trata-se da mesma proposta já colocada em consulta pública até fevereiro pela agência. Ou seja: colocará, entre outras questões, a definição de preços pelo regulador de energia, orientados aos custos decorrentes do compartilhamento de infraestrutura, na ocasião do processo de revisão tarifária do setor elétrico. Até essa definição, fica estabelecido o preço de referência de R$ 4,77 por ponto de fixação, e somente em casos de conflito.  

Contudo, Moisés Moreira determinou às áreas técnicas das agências que se apure um indício de práticas anticompetitivas da distribuidora Enel com a Ufinet em um projeto piloto em São Paulo. O caso já havia sido revelado pelo conselheiro durante evento na capital paulista na semana passada, mas agora está agregado ao processo da matéria. 

“Na minha visão, é essencial que a exploradora de infraestrutura seja entidade com interesse econômico no compartilhamento. É desejável que o explorador seja neutro, nem de eletricidade e nem de telecom, se não pode ter condutas oportunistas, o que não se pode permitir“, declarou Moreira, citando o caso da Ufinet, que tem como acionista a Enel. 

O conselheiro ainda citou que experiências apresentadas pela Algar Telecom no Comitê de Infraestrutura (C-INT) em julho permitiram que um ponto em um poste poderia ser compartilhado entre diversas prestadoras. “É uma solução técnica simples para o problema da ocupação”, colocou. Moreira sugeriu que o piloto da operadora mineira seja considero na construção da proposta final. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile