Nokia reafirma mudança estratégica para o cloud e mantém projeções para 2021

A Nokia reafirmou o seu plano de turnaround divulgado em outubro para virar uma empresa totalmente baseada em nuvem. Para tanto, determina o foco imediato em executar a estratégia para "ganhar de volta" a liderança em 5G, buscando especificamente a virtualização de redes móveis de acesso (VRAN) e o OpenRAN, ganhando escala com operadoras e aumentando os negócios para redes privadas com indústrias. 

Em comunicado nesta quarta-feira, 16, a fornecedora finlandesa declarou que as expectativas para as metas financeiras de 2020 e 2021 permanecem sem alterações, com margem operacional "comparável" (isto é, excluindo amortização de intangíveis, reestruturação e outros itens) entre 7 e 10% para o ano que vem. Os custos corporativos deverão ser de 200 milhões de euros no ano que vem.

Considerando somente a área de redes móveis, a expectativa é de zerar a margem operacional em 2021, mas "com melhora significativa no longo prazo". A área de infraestrutura de rede (antes chamada de redes fixas e IP) focará em soluções essenciais e redes críticas, utilizando as redes óticas e de cabos submarinos da Alcatel Submarine Networks. A expectativa é que a margem operacional fique acima de 5% em 2021, com previsão de crescimento gradual no longo prazo. Por sua vez, a área de serviços cloud e redes deverá ter crescimento de 5% no mesmo período, com melhora significativa depois.

Notícias relacionadas

No comunicado, o presidente e CEO da Nokia, Pekka Lundmark, diz que tecnologia será parte da solução para os problemas mundiais, como questões ambientais, falta de recursos, desigualdade e estagnação da produção. O executivo não menciona a pandemia ou a disputa geopolítica dos Estados Unidos com a China, mas reitera que as redes avançadas que rodam serviços de missão crítica estão ficando cada vez mais importantes para a sociedade. E, por isso, entende que um ambiente de "múltiplos fornecedores" (como o OpenRAN) permite entregar melhor desempenho e custo benefício.

Lundmark reitera que a companhia está evoluindo de redes de core monolíticas para as virtualizadas completamente nativas na nuvem. E que por isso, está está bem posicionada para novos modelos de negócio com a demanda de solução "como serviço" (as a service). "A Nokia tem como meta ser líder tecnológica nas áreas onde escolher atuar", diz. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!