Abrint: avaliação de venda da Oi Móvel precisa considerar cenário convergente

Preocupados com o impacto concorrencial da venda dos ativos móveis da Oi para Claro, TIM e Vivo, provedores regionais (ISPs) reunidos na Abrint desejam que a avaliação do negócio considere efeitos no mercado de redes fixas – e não apenas no segmento móvel. A entidade também deseja que a Anatel aja para impedir concentração e ociosidade de espectro após a operação.

Em entrevista a TELETIME, a conselheira jurídica da Abrint, Cristiane Sanches, classificou as consequências do negócio como inéditas. Por isso, defendeu que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) avalie também as repercussões no mercado fixo, refletindo preocupação similar à expressa pela TelComp.

Sanches pontua que a manutenção de contratos de capacidade vigentes entre a Oi e prestadoras regionais deve ser condicionante para a aprovação do negócio. Já na análise que será feita pela Anatel, a Abrint defende três pontos:

Notícias relacionadas
  • aplicação de remédios em regiões onde a fatia de espectro de uma das três alcançar 40%;
  • regras para mercado e uso secundário de espectro como forma de impedir ociosidade no espectro a ser transferido pela Oi; e
  • transparência e possibilidade de acesso em futuros acordos de compartilhamento de infraestrutura (em redes de acesso ou fixas) firmados entre Claro, TIM e Vivo.

Competição

De modo geral, Sanches avalia que a consolidação do segmento móvel deve tornar o mercado de telecom mais "tranquilo, estável e menos competitivo". Para a conselheira da Abrint, há riscos de piora em preços e qualidade do serviço ao consumidor.

O ambiente competitivo para ISPs também deve ficar mais complexo porque as grandes – neste caso, incluindo a Oi – terão mais caixa disponível para investimentos em fibra ótica. A mesma lógica se aplica sobre aportes no leilão de 5G, cujo cronograma, segundo a Abrint, precisa ser mantido independente do timing de aprovação da operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!