Publicidade
Início Newsletter Otávio Rodrigues deixa a Anatel

Otávio Rodrigues deixa a Anatel

Conselheiro Otávio Rodrigues, Anatel

(Atualizada em 17/12 às 07:20) O conselheiro Otávio Rodrigues deixa a Anatel no próximo dia 22. Segundo apurou este noticiário, Rodrigues informou sua renúncia aos demais conselheiros na sexta, dia 14, e entregou sua carta de renúncia, mas ainda deve participar da última reunião extraordinária, que acontece no próximo dia 19, quando tornará pública sua intenção de desligamento. A exoneração saiu publicada nesta segunda, 17, no Diário Oficial, com efeito a partir do dia 22. Quase todos os itens da reunião são de sua relatoria, num total de 23 processos.

Para o lugar de Otávio Rodrigues foi indicado já nesta segunda, dia 17, o nome de Vicente Bandeira de Aquino Neto, advogado e conselheiro da OAB/CE. A grande questão é se haverá tempo para que Aquino seja sabatinado esta semana antes do recesso parlamentar, e, caso isso não seja possível, se ele seria mantido pelo futuro governo Bolsonaro. O cenário da sabatina ainda em 2018 é bastante desafiador já que, conforme o regimento interno do Senado, a mensagem precisa chegar ao Senado, ser designado o relator na Comissão de Infraestrutura, o relatório tem que ser apresentado e ido, com vista automática de cinco dias, para só então ser realizada a sabatina. Seria necessário que o relatório fosse apresentado ainda nesta segunda e que houvesse uma sessão da CI na sexta, dia 21. Mas pode haver prorrogação dos trabalhos do Senado caso o orçamento não seja votado esta semana.

Este noticiário apurou que Vicente Aquino tem relações próximas a Gustavo Bebianno, futuro secretário geral de Jair Bolsonaro, ainda que sua indicação tenha vindo de Eunício Oliveira (MDB/CE), presidente do Senado. Aquino também atuou na campanha de Bolsonaro no Ceará. Esta proximidade por dar a Aquino trânsito para eventualmente assegurar a sua nomeação no futuro governo, mas ainda é algo incerto. Além disso, Vicente Aquino é advogado especializado em direito eleitoral  e sócio de escritório de advocacia e empresas, e teria que se desligar de qualquer sociedade até a nomeação. Em janeiro deste ano, ele ainda se declarava diretor e representante jurídico da TV da Gente, do cantor Netinho de Paula. Durante a sabatina, os vínculos precisam apenas estar informados. Ele não atuou junto ao setor de telecomunicações, mas teve casos na área de radiodifusão. Caso se confirme, a Anatel terá então dois novos conselheiros próximos ao setor de rádio e TV (Moisés Moreira é secretário de radiodifusão no MCTIC e teve seu nome aprovado pelo Senado para a Anatel e nomeado pelo presidente Temer  também nesta segunda, 17).

Notícias relacionadas

Otávio Rodrigues também será sabatinado no Senado na próxima quarta para o Conselho Nacional do Ministério Público, cargo para o qual foi eleito pela Câmara dos Deputados. Inicialmente, havia a especulação de que ele poderia se manter no cargo de conselheiro pelo menos até junho, quando a vaga no CNMP de fato fica aberta, mas ele tomou a decisão de se desligar para dar ao governo a possibilidade de decidir como remanejar a vaga na Anatel com mais liberdade. Otávio Rodrigues pretende entregar eu gabinete sem nenhum processo pendente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile