Publicidade
Início Teletime Justiça declara ilegal exigência de apresentação de contratos entre empacotadoras e programadoras

Justiça declara ilegal exigência de apresentação de contratos entre empacotadoras e programadoras

O juiz José Henrique Prescendo, da 22ª Vara Cível Federal de São Paulo, julgou procedentes os pedidos das ações ordinária e cautelar da autoria da ABPTA – Associação Brasileira dos Programadores de Televisão por Assinatura, para suspensão da obrigatoriedade de apresentação de todos os contratos mantidos com as programadoras, para o registro da atividade de empacotamento no Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). Trata-se do Artigo 10-C, inciso II da Instrução Normativa 91/2010 da Ancine, com a redação dada na IN 101/2012, que determina, para fins de requerimento de registro de agente econômico que exerça a atividade de empacotamento, a entrega da "cópia dos instrumentos de cessão, autorização, licenciamento ou quaisquer outras formas de contrato que disciplinem direitos relativos aos canais de programação por ele empacotados".

Notícias relacionadas
Em sua decisão, o juiz diz não parecer razoável que "para o simples ato de credenciamento das empacotadoras de serviços de televisão por assinatura junto à Ancine, seja necessária a apresentação de todos os contratos que essas empresas firmaram com as programadoras, cujo vínculo contratual é de natureza privada e coberto por cláusulas confidenciais". Diz ainda que a apresentação desses contratos confere a qualquer agente administrativo da Ancine (e não apenas àqueles comprometidos com o sigilo fiscal de seus procedimentos) o poder de devassar detalhes de contratos comerciais relacionados com a programação de interesse exclusivo das partes contratantes, tornando vulnerável o sigilo comercial desses negócios, "sem que se saiba a real finalidade e necessidade desse controle prévio, por ausência de disposição nesse sentido na IN 101 da Ancine".

A decisão se refere aos contratos de fornecimento de programação das associadas da ABPTA. A sentença não transita em julgado, uma vez que está sujeita ao duplo grau de jurisdição (precisa ser confirmada pelo Tribunal de segundo grau).

Originalmente, a ABPTA já havia conseguido uma liminar para impedir que seus associados fossem obrigados a apresentar à Ancine seus contratos de programação. A Ancine conseguiu derrubar a liminar. Agora, a questão foi julgada no mérito pela primeira instância.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile