Opportunity perde nova ação contra Editora Glasberg

Mais uma vez, o grupo Opportunity perde uma ação contra a Editora Glasberg, que edita este noticiário, e é condenado ao pagamento das custas processuais. Desta vez, foi a juíza Paula Feteira Soares, da 40a Vara Cível do Rio de Janeiro, quem decidiu favoravelmente a esta editora em ação movida pelas empresas Brasil Telecom S/A, Brasil Telecom Participações S/A, Telemig Celular S/A, Telemig Celular Participações S/A e Banco Opportunity S/A. As empresas, controladas pelo grupo de Daniel Dantas, entraram com ação no início de 2003 contra a Editora Glasberg pleiteando a condenação por supostos danos morais causados por TELETIME News.
Pela argumentação dos autores, o suposto dano teria sido causado por notícias que informavam as relações profissionais passadas entre o grupo Opportunity e o ex-presidente da CVM Luiz Leonardo Cantidiano; por notícias que mostravam os riscos de um futuro conflito societário entre Opportunity e Brasil Telecom pelo fato de a operadora ter decidido participar do leilão de licenças de SMP, em dezembro de 2002; por notícias que relatavam as incertezas no mercado de capitais em relação aos conflitos entre Opportunity e fundos de pensão, inclusive em relação às disputas societárias na Telemig Celular e em sua controladora, a Newtel; por notícias que relatavam margens de Ebitda mais baixas na Brasil Telecom em relação às concorrentes entre outras.

Apenas fatos

Notícias relacionadas

Segundo o despacho da juíza Paula Soares, "lendo-se as matérias jornalísticas questionadas pelos Autores (…) verifica-se que estas não tiveram o intuito de macular a honra" das empresas que entraram com a ação. "As publicações jornalísticas em comento divulgadas pela Ré (Editora Glasberg) não atribuíram diretamente aos Autores a responsabilidade por qualquer ato fraudulento, limitando-se a informar aos leitores sobre determinadas situações que inclusive foram objeto de outras matérias jornalísticas e denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal, bem como pronunciamentos do Governo Federal".
"Desta forma", diz a juíza, "considera-se que a Ré atuou dentro dos limites do dever de informação inerente às suas funções, não agindo com dolo ou culpa para denegrir a imagem dos Autores, mas apenas relatando fatos, com o intuito de torná-los conhecidos da população em geral".
Segundo Paula Feteira Soares, em seu despacho, "as publicações jornalísticas que visam favorecer o interesse público não podem ser censuradas, salientando-se que empresas do porte das Autoras, em razão da relevância econômica que possuem, se submetem a maior vigilância dos órgãos de imprensa, no exato cumprimento do dever de informar". A íntegra do despacho de 11 de dezembro da juíza Paula Soares está disponível em www.teletime.com.br/arquivos/sentenca_40vara.pdf .
Esta é a terceira ação movida pelo grupo Opportunity, seus acionistas ou suas empresas controladas em que a Justiça reconhece o trabalho jornalístico da Editora Glasberg e condena os autores. Na primeira ação, movida ainda em 1999, o Opportunity e sua ex-consultora Elena Landau foram derrotados em todas as instâncias, inclusive no Supremo Tribunal de Justiça, e terão que pagar custas processuais e sucumbência em cima do valor da indenização pleiteada, no valor de R$ 3 milhões corrigidos. Este ano, Daniel Dantas, sua irmã Verônica Dantas e diversas empresas do grupo Opportunity também perderam ação indenizatória em primeira instância em São Paulo, da qual recorreram. E Editora Glasberg ou seu proprietário, Rubens Glasberg, são ainda processados em outras ações: em uma, pela Brasil Telecom e, em outra, por Luiz Leonardo Cantidiano, ex-presidente da CVM. No primeiro caso, ainda não houve notificação judicial. Na ação de Cantidiano, o processo tem audiência para instrução de julgamento em 11 de janeiro de 2005.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!