Claro: eSIM elimina necessidade de roaming permanente para IoT

A Claro continua defendendo que o roaming permanente seja mantido de fora do mercado brasileiro. Segundo o diretor de negócios de IoT da operadora, Eduardo Polidoro, os serviços de dispositivos internacionais podem ser atendidos com a tecnologia eSIM, que permite a configuração do perfil da operadora sem a necessidade de instalação de um novo chip. 

"A [fabricante automotiva] GM a gente conecta há muito tempo, e usamos eSIM. O carro que vem dos Estados Unidos não precisa passar por nenhuma manutenção ou recall, só troca perfil e ele passa a ser cliente da Claro", destacou ele em participação de evento online do portal Tele.Síntese nesta segunda, 16. 

A questão é que a previsibilidade de grande volume de conexões poderia prejudicar o serviço das operadoras locais, incluindo KPIs e serviços de comunicação crítica. Além disso, há a falta de equilíbrio de custos. "Tem evasão de divisas. Quem vem de fora e não tem que pagar Fistel, sai R$ 26,83 na frente da gente e só chega com o nome no público, o que é um absurdo", declara. 

Notícias relacionadas

Segundo Polidoro, nem todos os mercados adotaram a prática para Internet das Coisas. Ele afirma que já há países repensando a política de roaming permanente para IoT, citando operadoras nos Estados Unidos. "Como é um país mais maduro comparado ao Brasil, tem invasão maior de produtos que possam vir conectados, e aí passa a ter problema de segurança de dados." 

A Anatel aprovou em outubro uma série de alterações regulatórias que permitirão a simplificação das regras para a oferta de aplicações de Internet das Coisas, incluindo no caso de roaming permanente para operações locais. Mas a própria agência já se manifestou por diversas vezes a respeito do assunto, inclusive com a defesa da solução do eSIM. Por outro lado, operadoras norte-americanas como a AT&T afirmam que a medida prejudica os negócios de Internet das Coisas em larga escala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!