UIT terá primeira mulher comandando um de seus departamentos

Doreen Bogdan-Martin, diretora do birô de desenvolvimento da UIT

A reunião Plenipotenciária da União Internacional de Telecomunicações (UIT), encerrada nesta sexta, 16, em Dubai, também marcou o processo de eleições para os principais postos de comando dentro da organização. O atual secretário geral Houlin Zhao, da China, foi reeleito com quase a unanimidade dos votos. Teve 176, para um total de 178 votantes. Seu vice permanece o britânico Malcom Johnson, com 113 votos.

Nos três principais departamentos da UIT, houve novidades. Pela primeira vez na história a entidade uma mulher foi eleita diretora da UIT para comandar um dos birôs. No caso, Doreen Bogdan-Martin foi eleita com 95 votos para comandar o Birô de Desenvolvimento de Telecomunicações. Trata-se do departamento da UIT responsável pelos esforços de cooperação e desenvolvimento internacionais e para dar o suporte técnico aos esforços de melhoria de sistemas e equipamentos de TICs em países em desenvolvimento. Nos últimos anos, os EUA têm buscado uma presença mais ativa na UIT e um maior peso e papel na definição das agendas junto aos organismos internacionais, e a promoção da candidatura de Doreen era um claro esforço neste sentido.

No birô de Radiocomunicação, responsável principalmente pelas políticas de espectro, foi eleito o uruguaio Mario Maniewicz, depois de uma disputa apertada com o húngaro István Bozsóki que se alongou para o segundo turno.

Notícias relacionadas

Já no birô de Padronização de Telecomunicações foi reeleito, com quase a totalidade dos votos, o coreano Chaesub Lee.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!