Publicidade
Início Newsletter Brasil deixou de ter a Internet livre, avalia ONG

Brasil deixou de ter a Internet livre, avalia ONG

O status da Internet no Brasil perdeu três pontos e passou de “livre” a “parcialmente livre”, segundo relatório Freedom on the Net, da organização independente Freedom House, que acompanha o ambiente da Internet, divulgado na terça-feira, 15. O motivo foram os constantes bloqueios judiciais ao aplicativo WhatsApp, a decisão de operadoras de implantar franquias na banda larga fixa (ainda que a Anatel tenha suspendido cautelarmente esse tipo de prática) e o  PL 215/2015, o “PL espião”, que pretendia alterar o Marco Civil da Internet.

O País atingiu nota 32 (quanto mais alta, no máximo 100, menos liberdade) no ranking devido ao ganho de um ponto em cada item: obstáculos para o acesso (nota 8, de total de 25); limites de conteúdo (7, de 35) e violações dos direitos do usuário (17, de total de 40). Junto com Colômbia, que obteve a mesma nota geral, o Brasil é o 18º da lista de 65 nações da pesquisa – ambos os países são os melhores colocados da lista dos “parcialmente livres” -, embora mantenha a mesma posição em que se encontrava no ranking em 2015.

O foco principal do relatório para explicar a alteração do status do Brasil, entretanto, é no bloqueio do aplicativo de mensagens do Facebook, o que ocorreu após a empresa não cooperar com fornecimento de dados para investigações criminais. O relatório critica a Justiça brasileira, afirmando que “mostrou pouco respeito aos princípios de proporcionalidade e necessidade”. Diz ainda que a Lei 12.965/2014 teria sido “mal interpretada” nos bloqueios do WhatsApp.

Notícias relacionadas

O relatório chega a elogiar o Marco Civil da Internet, chamando-o de “uma das legislações mais progressivas e abrangentes em direitos digitais”, mas diz que a liberdade na Internet brasileira “permanece constrangida pela violência contra bloggers independentes, leis de crimes difamatórios, restrições no anonimato e limites restritivos em conteúdo relacionado a eleições”. Levanta preocupações em relações a projetos de lei que possam alterar aspectos-chave do MCI e cita especificamente o PL Espião da CPI de crimes cibernéticos. A proposta do PL era de que todos os usuários precisassem de cadastro com nome real e número do RG para postar em mídias sociais e blogs.

A restrição ao anonimato é também um dos pontos levantados pela Freedom House. Projetos de lei que restringem essa garantia, como a de cadastro para acesso em LAN houses, e que já são realidade no Rio de Janeiro e São Paulo, também foram mencionadas pela entidade.

Acessos

A entidade afirma que, dentre os obstáculos para a conectividade, está a má distribuição de infraestrutura, além de preços altos na banda larga fixa e móvel, ainda que não haja a apresentação de um comparativo específico. “Um déficit digital significativo e disparidades em infraestrutura são evidentes entre várias regiões geográficas, assim como entre áreas urbanas e rurais”, afirma, citando estatísticas do IBGE e do CETIC.br.  Cita ainda o declínio na base móvel, atribuindo a tendência à crise econômica e “políticas de crédito mais restritas impostas por operadoras”, embora não cite o impacto da redução da VU-M e dos aplicativos over-the-top (OTT) para o fim do efeito comunidade.

O relatório ainda critica o Programa Nacional de Banda Larga, que só cobriria 7,9% dos acessos fixos e 0,6% dos acessos em banda larga móvel. Diz também que, apesar de não haver barreiras legais ou econômicas significativas, o mercado de telecomunicações no Brasil é altamente concentrado, exemplificando a participação de 96% da banda larga nas mãos de Oi, Claro, TIM e Vivo. O relatório não faz nenhuma referência à concentração dos serviços oferecidos aos usuários, como redes sociais, buscas, emails entre outros.

Para o relatório, a concentração de mercado faz com que a adoção de práticas de franquias no acesso fixo tenha causado  “ampla revolta entre usuários, políticos e empresas que dependem da Internet, já que o acesso no Brasil tem sido constantemente considerado caro e de baixa qualidade”. O relatório não destaca que estas práticas existem desde 2006 em algumas operadoras. Mas a resposta do então presidente da Anatel, João Rezende, em apoio às operadoras, também é citada no relatório. E, enquanto ressalta o princípio de neutralidade de rede do Marco Civil e o impedimento do Free Basics/Internet.org do Facebook, considera que a prática de zero-rating ainda é comum entre as operadoras, o que é visto como algo ruim.

O relatório considera ainda como fatos que impactaram a liberdade na Internet o assassinato de dois blogueiros maranhenses que investigavam e criticavam casos locais de corrupção e a coerção de jornalistas em regiões mais afastadas. O relatório completo, com histórico regulatório e os eventos mais importantes para a liberdade da Internet no período de estudo, pode ser acessado clicando aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile