Até dezembro a Anatel deverá divulgar as novas regras para a venda de Serviços de Valor Adicionado (SVA), entre as quais a necessidade do duplo opt-in. Ou seja, não basta o cliente fornecer o número do seu celular mas sim ele deverá confirmar novamente que deseja comprar determinado serviço. Luca Ruju, CEO para o Brasil da Zero9/Neomobile, reconhece que a regulamentação elevará o custo de aqusição de cliente e exigirá das empresas mais investimentos em comunicação para manterem a mesma receita. Se essa fórmula se mostrar verdadeira, o impactro imediato é a queda no lucro da companhia, diz ele. "Estimamos em 20% ou 30% o aumento no custo de captação, com isso poderá haver um impacto no lucro", diz o executivo.
Por outro lado a medida terá também impactos positivos, na visão dele. Ruju afirma que companhias estrangeiras poderão ser desestimuladas a virem para o Brasil e, pequenas empresas, com modelo de negócio baseado apenas na internet, também devem rever seus planos. "O mercado vai ser mais limpo e mais transparente, porém menos lucrativo", afirma.
Há pouco mais de um mês a italiana Neomobile anunciou a aquisição da também italiana Zero9. No Brasil, como a operação da Zero9 era mais forte, optou-se pela fusão das duas companhias. A fusão, do ponto de vista jurídico, deve ser concluída até março do próximo ano. Na prática, as duas empresas já foram integradas. Com a fusão, Ruju pretende diversificar os negócios. Hoje 60% da receita da companhia é serviço de assinatura de conteúdo, 30% vem do serviço de mobile dating, o club kdvc e 10% é oriundo do conteúdo de white label fornecido para o Yahoo e para o site de relacionamento Badoo.
Valor adicionado