Paulo Lustosa vira favorito na briga pelo conselho

Numa reviravolta expressiva em relação ao que vinha acontecendo na disputa pela vaga aberta ao conselho (e provavelmente à presidência) da Anatel, o nome do ex-deputado federal e ex-secretário executivo do Ministério das Comunicações Paulo Lustosa passou a ser pleno favorito. A novidade é a disposição do ministro das Comunicações, Hélio Costa, em não mais colocar obstáculos à indicação do PMDB para o cargo. Sem citar nomes, o ministro declarou nesta quarta que encaminhará ao presidente da República para decisão o nome de sua preferência pessoal e "um técnico com mais de 28 anos de experiência no setor e atualmente no quadro da Anatel". Os nomes seriam Domingos Bedran, procurador geral da Anatel, e o "nome indicado pelo PMDB", ou seja, Paulo Lustosa, atual presidente da Fundação Nacional de Saúde – Funasa. Costa afirmou que não se sente de forma alguma constrangido em ter o nome de sua preferência trocado por outro de preferência do partido.

Pressões

Até sexta-feira passada, o nome de Paulo Lustosa era considerado fraco no páreo, especialmente por não ter apoio do setor de comunicações, que estão, mais do que nunca, atentas à Anatel em função das regras que possam ser criadas para cenários convergentes.

Notícias relacionadas
Naquele momento, o nome mais forte ainda era o de Domingos Bedran, com o apoio explícito de Hélio Costa. Com o crescimento lento de Wagner Quirici, ex-presidente da Ceterp durante a gestão de Antonio Palocci na Prefeitura de Ribeirão Preto e atual presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro. Mesmo não sendo uma indicação explícita do ministro da Fazenda, Quirici não provocaria rejeição em nenhum setor, nem mesmo no próprio ministro Hélio Costa, que já havia absorvido uma possível indicação de seu nome.
Nos últimos dias, as pressões do PMDB para a indicação de Lustosa se acentuaram, especialmente as vindas do presidente do Senado, Renan Calheiros, que joga com a fragilidade do governo no Congresso em função das CPIs em curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!