Telefónica investe na Perplexity e mira IA generativa no Brasil

Foto: Movistar

A Wayra, braço de venture capital da Telefónica, anunciou um investimento de valor não divulgado na startup de inteligência artificial Perplexity.

A parceria com a empresa norte-americana também prevê a implementação de IA generativa (genAI) em operações do grupo de telecom, a fim de aprimorar serviços aos clientes.

As empresas planejam oferecer "benefícios preferenciais" para os clientes da Telefónica na Espanha, Reino Unido e Brasil (onde a tele opera como Vivo), com potencial para expandir para outros países. A Perplexity foi descrita como "uma empresa com uma proposta diferenciada que vai revolucionar a maneira como os usuários encontram informações na Internet".

Notícias relacionadas

Um assistente de IA baseado na tecnologia da startup já foi lançado pela Telefónica na Espanha, para assinantes premium do serviço de TV por assinatura. Os clientes com um decodificador Ultra HD poderão "fazer perguntas sobre qualquer assunto" usando o controle remoto de voz compatível e receber respostas em texto e faladas em tempo real.

A operadora japonesa Softbank é outra empresa de telecom que já utiliza soluções da Perplexity. Já entre os demais investidores da startup estão players como Nvidia, SK Telecom e o bilionário Jeff Bezos.

"O investimento na Perplexity é parte de uma nova estratégia chave de investimento da Wayra em mercados tecnológicos líderes, como os Estados Unidos, mirando empresas de alto crescimento com presença e alcance globais, e líderes em tecnologias como IA", disse Chema Alonso, diretor de dados digitais da Telefónica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!