AMX não vai aumentar Capex para lançar 5G na América Latina

O 5G está no horizonte do grupo América Móvil, mas não necessariamente é algo que vai ocorrer em breve. O CEO da companhia mexicana (que controla a Claro Brasil), Daniel Hajj, afirmou nesta quarta, 16, em teleconferência de resultados trimestrais, que não está previsto mais dinheiro para a implantação da nova tecnologia na América Latina para 2020 pelo menos. "Não achamos que vamos aumentar o Capex por causa do 5G, não estamos com pressa em colocar a tecnologia na região", afirmou.

Sem tocar na possibilidade de leilão de frequências da Anatel no Brasil ainda em 2020, Hajj diz que o único país no qual o grupo está com previsão de lançamento é na Áustria (onde controla a Austria Telekom), em fevereiro. 

Por outro lado, o executivo explica que os investimentos na melhoria da infraestrutura terrestre já são feitos de olho "para quando decidir quando lançar" a quinta geração. "O que estamos fazendo agora é virtualizar a rede, colocar mais fibra até o nó. São coisas que se usa no 5G quando decidir lançar", diz.

Notícias relacionadas

Há um ano, a empresa chegou a manifestar que o desejo de ser a primeira a ter soluções de 5G no mercado, preparando a rede para a evolução. Recentemente, contudo, a operadora passou a ser mais cautelosa, afirmando não haver "casos sustentáveis" que justifiquem o investimento na tecnologia. O CEO da Claro Brasil, José Félix, já havia dito que a América Móvil não havia "morrido de felicidade" com a previsão de gastos com um novo leilão em 2020, mas que se o certame ocorrer, a empresa participaria assim mesmo.

Pré e pós

Antes da chegada de uma nova tecnologia, a América Móvil ainda tem de lidar com a acirrada competição no mercado móvel brasileiro. Durante a teleconferência, Daniel Hajj explicou que entende que não há uma dinâmica de elevação de preço praticado pelas concorrentes no pós-pago. Na opinião dele, as teles têm feito "muitas promoções" que acabam compensando um crescimento no valor dos planos. "Não acho que o preço tem crescido nos competidores, mas vamos ver o que acontece no quarto trimestre." 

Da mesma forma, Hajj observa que a redução da própria base do pré-pago acaba sendo compensada em outras frentes. "Assim como no México, as pessoas no Brasil estão consumindo muitos dados, dobrando a taxa de megabyte de uso. Com melhor velocidade e aparelhos, tenho certeza que as pessoas vão gastar mais", justifica. Ele também compara com o desempenho na Colômbia, onde a base pré-paga também tem caído, mas a receita móvel aumentou 5% no trimestre. Vale lembrar que a incorporação da Nextel vai permitir à Claro uma melhora sensível no mix, uma vez que a base que chegará é basicamente apenas de pós-pago.

Outro ponto levantado diz respeito a possíveis migrações de empresas e mesmo apenas de modalidade. "Estamos ganhando participação com número de portabilidade, então tem pessoas vindo de outras companhias. Mas também temos muito pré-pago migrando", diz. O executivo diz também que as pessoas estão procurando a rede, velocidade e cobertura da operadora.

Por sua vez, a estratégia da AMX na América Latina inteira de corte de custos envolve também os subsídios. Além de efetuar adições líquidas à base e renegociar planos, a companhia diz não estar subsidiando, mas tem procurado oferecer financiamento dos aparelhos. "Dá um pouco mais de lucro do que se você for direto ao subsídio. Por outro lado, o capital de giro fica alto, e tem que ter cuidado com a dívida duvidosa. Mas tem sido um negócio muito bom, e as pessoas gostam e nos dá mais espaço para lucratividade."

Fixo

A respeito do desempenho na banda larga, telefonia fixa e TV paga, Daniel Hajj diz haver uma tendência de estabilização. "Não estamos crescendo, mas estamos mantendo o ritmo e com bom market share", declara. Para ele, o investimento na infraestrutura dos serviços fixos compensam também pela estratégia de convergência com o móvel em combos. "Basicamente, um reflexo de todos esses anos de investimento está se representando em vantagem competitiva. Não é coisa de [se enxergar em] um trimestre, é mais estrutural", completa o CFO Carlos Moreno.

Ele diz ainda que a unificações de marcas no Brasil, com a incorporação da Net à Claro, tem mostrado bons resultados. "A marca Claro tem melhorado muito, a percepção das pessoas no País está muito boa", afirma. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!