Publicidade
Início Newsletter Hispamar e Gilat lançam solução de banda larga via satélite para ISPs

Hispamar e Gilat lançam solução de banda larga via satélite para ISPs

A Hispamar anunciou nesta terça, em conjunto com a Gilat, sua solução de banda larga em banda Ka voltada ao mercado de provedores de acesso (ISPs). A capacidade satelital é da Hispamar e a plataforma de serviços e equipamentos é da Gilat. As empresas, nesta parceria,  optaram por um caminho diferente das concorrentes diretas no mercado de banda Ka no Brasil e não foram direto ao consumidor final. O caminho escolhido foi desenvolver uma solução white-label para ser oferecida a empresas que tenham condições e interesse de fazer o atendimento local. O serviço utiliza as capacidades em banda Ka nos satélites Amazonas 3 e 5, totalizando 17 Gbps de capacidade, o que permite um total acumulado de cerca de 208 mil terminais atendidos pelos 15 beams de cobertura dos satélites., que servem a cerca de 75% da população brasileira.

Há, na verdade, dois modelos de negócio desenvolvidos: um é um produto já pré-formatado em termos de qualidade especificações de velocidade, franquia e qualidade que o ISP “revende” com sua própria marca e paga para a Hispamar por assinante instalado. Quem faz a comercialização, instalação e faturamento é o próprio ISP, mas toda a gestão e controle técnicos são da Hispamar. Outro modelo é a revenda de capacidade comprada no atacado: o ISP adquire uma determinada capacidade, formata o produto em relação aos parâmetros de velocidade, franquia e qualidade de serviço e estabelece as condições comerciais que quiser. Em ambos os casos, a Hispamar/Gilat trabalham com um modelo de financiamento dos terminais (CPE e antena) para o ISP, que pode ou não optar por repassar o custo para o consumidor. “A proposta é dar ao parceiro provedor o máximo de flexibilidade para que ele desenvolva o melhor modelo de negócio para sua região, porque em cada local há uma realidade diferente de competição e mercado”, diz Sérgio Chaves, diretor comercial e general manager da Hispamar.

O modelo tem como vantagem para o ISP uma solução já pronta, que pode ser utilizado como complementação à cobertura de fibra, ampliação da rede para áreas sem acesso físico, atendimento de regiões remotas ou ainda em substituição a tecnologias de acesso a rádio. Uma opção também oferecida é o modelo de distribuição do sinal por WiFi a partir de uma estação V-SAT, com a possibilidade de compra venda de acesso por voucher pré-pago para áreas de menor renda. Paralelamente, a Hispamar também foca em projetos de backhaul para operadoras móveis a partir da capacidade dos satélites Amazonas, assim como projetos de IoT.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile