Publicidade
Início Teletime Telebras ainda espera constituir joint-venture com IslaLink em 2014

Telebras ainda espera constituir joint-venture com IslaLink em 2014

Após ter se dedicado à construção de infraestrutura para dar suporte às transmissões da Copa do Mundo de futebol sediada em junho no Brasil, a Telebras aos poucos começa a retomar seu projeto de cabos submarinos.

Notícias relacionadas
Anunciado inicialmente em 2011, o ambicioso plano de lançar cinco cabos óticos submarinos – quatro deles para ligações internacionais, conectando Brasil, Estados Unidos, Europa e África – arrefeceu. Seriam 24 mil quilômetros de cabos óticos, ao custo total estimado de R$ 1,8 bilhão, com início de operação previsto para 2014. As negociações para o cabo da África, que seria construído em parceria com a Angola Cables desandou e a Telebras desistiu do projeto. "Somos uma startup, uma empresa pequena. Falta fôlego e a saída do projeto do cabo submarino para ligar Brasil à África foi uma opção estratégica", justifica o presidente da Telebras, Francisco Ziober Filho. O cabo será construído, mas sem a participação da estatal brasileira.

Agora, a Telebras trabalha para concretizar o acordo de acionistas com a IslaLink, operadora espanhola independente que atua na região do Caribe com cabos submarinos, para a construção do cabo que ligará o Brasil (Fortaleza) a Portugal (Lisboa). A parceria anunciada ainda em 2012 previa a composição de uma sociedade com participação de 35% para a Telebras e 45% para a IslaLink, com os 20% restantes a serem atribuídos a um terceiro sócio, de capital nacional, provavelmente um fundo de investimentos. Um pré-acordo de acionistas chegou a ser assinado em janeiro deste ano na expectativa de encontrar esse terceiro sócio e iniciar a operação do cabo no início de 2016. O terceiro sócio ainda não apareceu e os planos agora mudaram.

"Estamos finalizando o acordo de acionistas entre Telebras e IslaLink mesmo sem o terceiro sócio, mas deixando tudo preparado para quando ele vier. Com a empresa constituída, é ela quem vai se encarregar de encontrar o terceiro sócio e dar andamento ao projeto", revela Ziober.

A expectativa do presidente da Telebras é de que a constituição da empresa aconteça ainda em 2014, para que o cabo comece a ser construído ainda em 2015. "São de 18 a 20 meses para a construção do cabo, então achamos que estará pronto para entrar em operação no segundo semestre de 2016", estima.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile