Consolidação da Net com Vivax coloca pressão nas teles, dizem analistas

A performance das ações da Net na Bovespa, nesta segunda-feira, 16, ficou aquém do esperado pelos analistas de mercado após o anúncio da aquisição da Vivax pela Net no último dia 13. A ação da NET PN oscilou durante o dia caindo entre 1% (Net) e 3% (Vivax) e a NET PN fechou em queda de 0,74%. Na última quarta, 11, as ações da Net fecharam a R$ 21,19 com uma relação de troca no mercado de 0,5970 por ação da Net para cada ação da Vivax. Segundo a Brascan Corretora isso significa que, em uma primeira avaliação, que o spread envolvendo a Net/Vivax deverá ser ampliado, implicando em uma melhor performance para as ações da Net a médio prazo. Para a Ativa Corretora, a aquisição da Vivax deverá gerar ágio significativo para a Net, que poderá ser amortizado ao longo dos próximos anos, trazendo benefícios fiscais adicionais para a empresa.
A Pyramid Research avalia que a aquisição da Vivax pela Net coloca mais pressão sobre as incumbents Telemar, Brasil Telecom e Telefónica que vão precisar adicionar vídeo aos seus portfolios de serviços. O analista Thomas Abreu coloca que os pacotes de serviços podem potencializar lucros e proteger o assinante reduzindo o churn.
A consolidação no segmento de TV por assinatura pode dar mais munição às operadoras de telecomunicações para pressionarem a Anatel sobre os bloqueios regulatórios que impedem sua entrada no mercado de TV por assinatura. Para a Pyramid, o Brasil poderá tomar o mesmo rumo do Chile, que permitiu a consolidação no segmento de TV por assinatura por meio da VTR que hoje é um forte competidor da Telefónica na região que, por sua vez, também oferece TV por assinatura no país.

Notícias relacionadas
A Pyramid aponta a Telmex como um dos ganhadores da operação de fusão da Net com a Vivax. A companhia mexicana adquiriu a Net (por meio da Embratel) mais por oportunidade do que por estratégia e agora colhe benefícios inesperados: acesso à última milha residencial no Brasil nas mais importantes cidades, posicionando a companhia mexicana como uma competidora importante no segmento fixo oferecendo duble ou triple play. A empresa deve exportar esse modelo de negócios para outros países da América Latina adquirindo outras empresas de TV a cabo como fez recentemente na Colômbia.
Para a Ativa Corretora um dos principais benefícios apontados pela direção da emprea são o fortalecimento da plataforma de banda larga da Net, elevando a rede bidirecional em São Paulo e expansão de Arpu em TV paga através do conteúdo da Globosat e TV digital onde a Vivax atua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!