A empresa norte-americana de aviação United Airlines anunciou um acordo no final da última semana para agregar o serviço de Wi-Fi da Starlink à sua frota de aeronaves principais e regionais.
A promessa é que os clientes poderão desfrutar da alta velocidade e baixa latência disponíveis em terra durante as viagens. Segundo a companhia aérea, a expectativa é contar com a tecnologia da Starlink em todos os seus mais de mil aviões nos próximos anos.
Os testes começam no início de 2025, com os primeiros voos de passageiros previstos para o final do mesmo ano, anunciaram as empresas.
LEO
Por meio da conectividade de satélites de baixa órbita terrestre (LEO) da Starlink, os clientes da United devem ter Internet de maneira gratuita do momento de embarque até o desembarque, com acesso a TV ao vivo, serviços de streaming, redes sociais, compras e jogos de maneira simultânea, incluindo em áreas remotas, acrescenta a empresa.
"Em breve, tudo o que você consegue fazer em terra, poderá fazer a bordo de um avião da United a 35 mil pés de altura, em praticamente qualquer lugar do mundo", afirmou Scott Kirby, CEO da United, em comunicado. "Essa conectividade abre portas para uma experiência de entretenimento a bordo ainda melhor, em todas as telas dos assentos."
Outro ganho, de acordo com a United, é que os funcionários de linha de frente, como pilotos, comissários de bordo, técnicos e agentes de portão, também contarão com a conectividade no uso de dispositivos móveis para operar e servir melhor os clientes.
"Estamos empolgados em fazer parceria com a United Airlines para transformar a experiência de voo", diz Gwynne Shotwell, presidente e COO da SpaceX, em nota. "Com o Starlink a bordo do voo da United, os usuários terão acesso à Internet de alta velocidade mais avançada do mundo, do portão de embarque ao de desembarque, e em todos os quilômetros entre eles", completa o executivo.