Publicidade
Início Newsletter Prysmian entrega cabo óptico para primeiro trecho do Norte Conectado

Prysmian entrega cabo óptico para primeiro trecho do Norte Conectado

A fabricante de equipamentos ópticos Prysmian anunciou a entrega do cabo óptico de 770 km que será utilizado na primeira fase (Infovia 00) do programa Norte Conectado.

O trecho de rede subfluvial deve interligar Santarém (PA) e Macapá. Segundo a fornecedora, o cabo já está acoplado à balsa que realizará a instalação no Rio Amazonas e afluentes, mas ainda depende de licença ambiental do Ibama para ter o lançamento iniciado.

Há expectativa de sinal verde dentro de um mês. Assim, a Infovia 00 (que será administrada por um consórcio de operadoras e provedores) poderia iniciar a operação comercial até fevereiro de 2022.

Notícias relacionadas

O trecho é o primeiro do programa Norte Conectado. O governo federal espera financiar próximas etapas do programa com recursos do leilão de 5G, ainda que regras de governança sigam em discussão.

Na Infovia 00, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está à frente da busca por parceiros privados. O cabo de 48 fibras ópticas tem vida útil de 25 anos e poderá transmitir múltiplos canais de 100 Gbps.

Fabricado na Alemanha, o equipamento já está em solo amapaense. No Porto de Santana, uma equipe da empresa responsável pela instalação levou sete dias para fazer o transbordo do cabo de um navio para a balsa de lançamento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile