A fabricante de equipamentos ópticos Prysmian anunciou a entrega do cabo óptico de 770 km que será utilizado na primeira fase (Infovia 00) do programa Norte Conectado.
O trecho de rede subfluvial deve interligar Santarém (PA) e Macapá. Segundo a fornecedora, o cabo já está acoplado à balsa que realizará a instalação no Rio Amazonas e afluentes, mas ainda depende de licença ambiental do Ibama para ter o lançamento iniciado.
Há expectativa de sinal verde dentro de um mês. Assim, a Infovia 00 (que será administrada por um consórcio de operadoras e provedores) poderia iniciar a operação comercial até fevereiro de 2022.
O trecho é o primeiro do programa Norte Conectado. O governo federal espera financiar próximas etapas do programa com recursos do leilão de 5G, ainda que regras de governança sigam em discussão.
Na Infovia 00, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está à frente da busca por parceiros privados. O cabo de 48 fibras ópticas tem vida útil de 25 anos e poderá transmitir múltiplos canais de 100 Gbps.
Fabricado na Alemanha, o equipamento já está em solo amapaense. No Porto de Santana, uma equipe da empresa responsável pela instalação levou sete dias para fazer o transbordo do cabo de um navio para a balsa de lançamento.