Set-top boxes podem interagir com qualquer dispositivo do lar

A Technicolor apresenta na IBC 2013, em Amsterdã, o framework Qeo, que permite interoperabilidade com qualquer dispositivo na "smart home", independente do sistema operacional ou marca. O framework permite desenvolver aplicativos para Open TV 5, da Nagra. O primeiro app demonstrado é uma solução para controle dos pais sobre o conteúdo. Através da solução, uma criança pode enviar aos pais um pedido de liberação para assistir determinado conteúdo, que conta com características previamente definidas como proibidas. Os pais podem fazer a análise e a liberação, ou não, do conteúdo através de um smartphone, mesmo não estando em casa.

Notícias relacionadas
Outra solução demonstrada é para testes da qualidade do sinal wifi dentro da casa do assinante. A solução permite medir não apenas a intensidade do sinal, mas analisa quais são os eventuais problemas (interferência, interpercurso, ruido). Desta forma, a operadora consegue dar instruções mais adequadas para resolver problemas do que simplesmente pedir para dar um reboot no modem, explica Pascal Portelli, VP sênior na Technicolor. "É possível pedir para desligar a babá eletrônica", exemplifica.

Outra novidade apresentada na feira é o set-top box móvel Svelte. Trata-se de um equipamento para permitir que os assinantes de TV tenham acesso ao seu conteúdo de qualquer lugar, ao mesmo tempo em que viabiliza a distribuição de TV paga em redes 4G LTE. Baseado em Android, o equipamento foi desenvolvido em colaboração com a Qualcomm. Além de receber conteúdo por 4G (Svelte é a sigla para Stimulating Video Experience over LTE), a caixa pode receber o sinal de TV terrestre. Segundo Portelli, a caixa tem alto poder de processamento, sendo equipada com o processador Snapdragon 600.

A caixa conta ainda com um slot para HDDs de laptop. "Desta forma a operadora não precisa gastar com disco rígido. O próprio assinante pode comprá-lo em uma loja e instalar", diz. "A ideia é permitir que o assinante leve a sua caixa consigo quando vá para sua casa de campo, por exemplo", explica Portelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!