Parlamentares querem que a Anatel intervenha na Telefônica

A mais recente falha nos serviços de voz da Telefônica irritou os parlamentares da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados. E agora, parte dos deputados decidiu sugerir à Anatel que intervenha na concessionária até que todos os problemas sejam resolvidos. A iniciativa partiu do deputado Carlos Sampaio (PSDB/SP), que anunciou nesta quarta-feira, 16, sua intenção de apresentar um requerimento sugerindo à Anatel a intervenção. "A Telefônica passou de todos os limites do inadmissível", reclamou o parlamentar após a reunião da comissão realizada nesta quarta-feira, 16.
O requerimento ainda não foi apresentado formalmente, pois o gabinete do parlamentar continua trabalhando para recolher assinaturas que garantam a prioridade na votação da proposta. A intenção é que a sugestão seja colocada em pauta já na próxima semana e pode ser o primeiro item de discussão caso Sampaio consiga a adesão de mais seis deputados. A proposta, no entanto, já contaria com o apoio de nomes de peso na CDC, como a presidente da comissão, deputada Ana Arraes (PSB/PE). Outros deputados bastante ativos na comissão, como Celso Russomanno (PP/SP), Júlio Delgado (PSB/MG) e José Carlos Araújo (PR/BA) estariam comprometidos em apoiar o requerimento.
Do ponto de vista prático, os parlamentares não têm como exigir que a Anatel intervenha. Por isso, o requerimento deverá apenas "sugerir" que a agência escale um interventor para a Telefônica como forma de assegurar a continuidade da oferta da telefonia, considerada legalmente como um serviço essencial à população. Mas a proposta tem força para gerar um constrangimento político, uma vez que os deputados demonstraram com o pedido que não estão satisfeitos com as ações tomadas até agora para reverter a sequência de panes que a Telefônica vem passando.

Notícias relacionadas
Hora de revisão
O clima pouco amistoso da CDC com relação às panes ficou claro em declarações dadas pelo deputado Celso Russomanno. O parlamentar pediu que a Anatel reveja sua decisão de liberar a comercialização do Speedy pela Telefônica, uma vez que a empresa continua apresentando falhas na oferta de seus serviços. "A Anatel tem os mecanismos para resolver o problema e nós temos que tomar providências para que isso seja feito", afirmou. O temor de Russomanno é que as outras empresas se sintam à vontade para fragilizar sua operação na ausência de medidas mais contundentes da agência.
Uma das iniciativas que deve ser tomada é o agendamento de um encontro entre o grupo de trabalho criado na CDC para acompanhar os serviços de telecomunicações e a Anatel. O grupo é composto pelos deputados Carlos Sampaio, Celso Russomano, José Carlos Araújo, Júlio Delgado, Luiz Bittencourt (PMDB/GO), Vinícius Carvalho (PT do B/RJ), Walter Ihoshi (DEM/SP) e pela presidente Ana Arraes.
Mais esclarecimentos
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) também está interessada em mais esclarecimentos sobre os motivos das reiteradas panes na Telefônica. O deputado Leo Alcântara (PR/CE) apresentou um requerimento solicitando que o presidente da Anatel, embaixador Ronaldo Sardenberg, e o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, compareçam em audiência pública para explicar as "interrupções na rede fixa de telefonia no estado de São Paulo". O requerimento acabou não sendo votado porque o próprio relator o retirou de pauta, argumentando que precisava fazer uma alteração no texto, mas a proposta deve ser debatida na próxima semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!