Cade dá aval para compra da IPNet pela Vivo

Fachada do Cade. Foto: Divulgação/Cade

A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição das empresas IPNet e IPNet USA pela Vivo. O despacho com a decisão que dá sinal verde para a compra foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 16.

O negócio foi fechado pela Telefônica Cloud Brasil (TCloud), companhia controlada pela Telefônica Brasil (50,01%) e Telefónica Tech (49,99%). No parecer, o órgão concluiu que a operação não levanta preocupações em termos concorrenciais.

Como de praxe nesse tipo de caso, a decisão tomada pelo Cade foi baseada na análise das participações de mercado das partes envolvidas no processo. As taxas de market share, segundo o tribunal, estão abaixo dos limites que poderiam indicar uma posição dominante. 

Notícias relacionadas

A justificativa foi de que, na análise, foi identificado que a participação de mercado conjunta das partes é reduzida. Ou seja, abaixo de 20%O parecer da matéria também menciona a "integração vertical" entre os serviços de data center e serviços de nuvem. No entanto, conclui que a participação de mercado do Grupo Telefônica nesse segmento também está abaixo do patamar de 30% – indicando que não há capacidade de fechamento de mercado.

Estratégia

O anúncio da compra foi informado pela Vivo ao mercado no mês passado. A IPNet trabalha com a revenda de softwares e sistemas como Google Workspace e Google Cloud Plataform, além da prestação de serviços profissionais e gerenciados para adaptação, migração e suporte relacionados. 

Na época, a tele informou que a transação é importante para a expansão do portfólio de produtos da Telefônica Cloud Brasil. Isso porque fortaleceria os serviços profissionais e gerenciados da marca. O valor total exato da negociação não foi divulgado, mas pode chegar a R$ 230 milhões.

No ano passado, a IPNet registrou receita líquida de R$ 218 milhões, crescimento anual de 35%. A integradora de soluções tem 260 colaboradores especializados, sendo que 140 deles são certificados pelo Google. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!