TIC Kids 2021: cresce quantidade de crianças e adolescentes conectados

Foto: Ongchinonn/Pixabay

Dados da edição mais recente da pesquisa TIC Kids Online Brasil, lançada nesta terça-feira, 16, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), indicam que 93% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos são usuários de Internet, o que corresponde a 22,3 milhões de crianças e adolescentes conectados.

O crescimento em relação a 2019, quando o percentual era de 89%, foi impulsionado principalmente pelo aumento na proporção de usuários na região Nordeste, de 79% para 92% e nas áreas rurais, de 75% para 90%. Em 2021, 11,9 milhões de indivíduos nessa faixa etária viviam em domicílios com Internet, mas sem computadores, e 2,1 milhões em domicílios sem computador e sem conexão à rede. 

A pesquisa detectou, ainda, que o telefone celular segue como o principal meio de conexão à rede nos diferentes extratos sociais. Para 53%, o celular foi o único dispositivo usado, realidade que se verificou mais presente nas classes DE (78%) e C (52%) do que nas classes AB (18%).

Notícias relacionadas

Atividades

Jogar online conectado com outros jogadores aumentou de 57%, em 2019, para 66%, em 2021, e não conectado a eles, de 55% para 64% e fazer compras no ambiente digital, de 9% para 19%, no mesmo período.

"Plataformas de criação e compartilhamento de conteúdo audiovisual estão entre as mais utilizadas por crianças e adolescentes. Nesse contexto, a qualidade da conexão à Internet e dos dispositivos digitais utilizados para o acesso à rede passam a ser determinantes para o melhor aproveitamento de oportunidades online. É central, portanto, garantir condições equitativas de conectividade para crianças e adolescentes em diferentes contextos socioeconômicos", aponta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Entre crianças e adolescentes no país, o uso de redes sociais é uma das atividades online que mais cresceram. Em 2021, 78% dos usuários de Internet com idades de 9 a 17 anos acessaram esse tipo de plataforma, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2019 (68%). O estudo destacou também que, atividades multimídia como ouvir música e assistir a vídeos, programas, filmes ou séries seguem entre as mais realizadas pela população analisada, com 80% e 84% respectivamente.

Escopo

A 8ª edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil entrevistou 2.651 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, assim como seus pais ou responsáveis, em todo o território nacional. As entrevistas aconteceram entre outubro de 2021 e março de 2022, com a finalidade de investigar oportunidades e riscos relacionados à participação online desse público. A TIC Kids Online Brasil está alinhada com o referencial metodológico desenvolvido pela rede europeia EU Kids Online, liderado pela London School of Economics e com o projeto Global Kids Online, coordenado pelo Unicef.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!