Desoneração e foco do varejo podem ajudar a massificar celular 5G

Foto: Pexels

Com a rede 5G sendo ativada pelas operadoras nas primeiras capitais brasileiras, a disponibilidade de smartphones compatíveis com a nova geração é um dos pontos de atenção da indústria. Neste sentido, uma desoneração tributária e o interesse de varejistas são vistos como possíveis alavancas para o consumo.

Durante evento promovido pela Qualcomm em São Paulo nesta terça-feira, 16, o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, abordou uma diferença na transição do parque de celulares para o 5G em comparação ao que ocorreu na migração para o 4G, iniciada em meados da década passada.

"No 4G, o Brasil se beneficiou da Lei do Bem [com incentivos fiscais para produção eletrônicos]. Já hoje, a parte de impostos para dispositivos ainda está muito elevada. Houve um avanço do ICMS nos serviços, mas ainda há barreira de entrada nos dispositivos, que a gente precisa trabalhar. Quanto mais cedo essa barreira cair, mais rápido esse ciclo virtuoso vai funcionar", afirmou Capdeville.

Notícias relacionadas

O raciocínio foi completado pelo presidente da Qualcomm na América Latina, Luiz Tonisi: de acordo com o executivo, dispositivos importados carregam uma carga tributária de 69% no País, o que deixaria o smartphone no top 10 de produtos mais tributados do mercado nacional. De uma forma geral, Tonisi afirma que 75% dos smartphones 5G disponíveis no Brasil utilizam a plataforma Snapdragon da empresa para o processamento.

A Qualcomm também revelou que a distribuidora Rcell está trazendo para o País modelos equipados com 5G que devem estar entre os mais baratos até o momento. Baseados na Snapdragon e montados no Brasil, os aparelhos são fruto de parceria com a mexicana Senwa e devem ser oferecidos sob a marca Acer, mediante licenciamento.

Varejo

Outro ponto abordado por executivos é o foco dado pelo varejo para aparelhos 5G nos últimos meses. "O varejista acordou para isso", comemorou o CEO da área de consumo da Claro, Paulo César Teixeira, também nesta terça-feira.

"A nível de consumidor, há uma procura intensa em cima do 5G. Todo mundo está demandando e isso vai permitir uma rápida penetração, o que dá solidez para a perspectiva de trazer o tráfego do 4G para o 5G", prosseguiu Teixeira. Hoje os dispositivos de quinta geração seriam cerca de 5% da base da Claro.

Além das varejistas, a operadora também relatou que tem pressionado fabricantes de dispositivos para que tragam mais aparelhos com preços mais acessíveis ao mercado brasileiro. Recentemente, a própria Claro comprou quatro produtos para colocar com exclusividade em seu portfólio de aparelhos 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!