Os brasileiros navegam mais na internet que os americanos e os canadenses, conforme mostra pesquisa do Ibope Inteligência, divulgada nesta terça-feira, 16. A mesma liderança é vista na assistência de televisão. Por aqui 95% dos internautas entrevistados navegam na internet todos os dias e 82% assistem televisão diariamente, média acima do verificado nos países da América do Norte. No Canadá a média é de 84% para navegação na rede de computadores e 73% para a assistência de TV. Nos Estados Unidos, os percentuais são de 77% e 69%, respectivamente.
A pesquisa mostra também que TV e internet são meios complementares, já que 72% da população de nove países das Américas navegam na web para buscar informações sobre algo que viram na televisão. Isso ocorre com mais força no Brasil, onde 96% dos entrevistados dizem fazer isso. Na Colômbia, são 84% com o mesmo perfil; 84% também no Canadá; 73% nos EUA; 62% no México; 41% no Equador; 38% no Panamá e 37% no Peru.
A pesquisa mostra ainda que assistir TV pelo smartphone também está se tornando comum, sobretudo no Brasil, onde esse hábito já é praticado na mesma proporção que nos Estados Unidos (29%). Na média das Américas, 24% dos habitantes assistem televisão pelo smartphone.
O uso do smartphone para assistir TV é mais comum em casa (69%) ou em transportes como ônibus e metrô (52%). Mas há também uma parcela significativa que faz isso no trabalho (43%), na casa de amigos (27%) e em restaurantes (26%), aponta o levantamento
O Brasil também é primeiro quando o assunto é assistir filmes e programas de TV por meio de serviços on demand (disponibilidade de assistir aos conteúdos na hora que quiser), como Netflix. No país, 49% assistem, no mínimo, semanalmente, o que coloca o Brasil no topo do ranking, junto com os Estados Unidos.
No Equador, o acesso a VOD é de 43%; no México, de 40%; no Canadá, de 38%; no Panamá, de 27%; no Peru, de 26% e na Colômbia chega a apenas a 19%.
O Ibope informa que realizou 8.533 entrevistas em nove países da América Latina, em maio de 2016. No Brasil, foram entrevistados 1.004 internautas.