Vivo anuncia implementação de tecnologia DCSG no Brasil

Como parte de seu projeto para simplificação da arquitetura de rede, a Vivo está implementando um sistema desagregado de roteamento para redes móveis (DCSG, ou Disaggregated Cell Site Gateway) ao lado da fornecedora Adva.

O anúncio foi realizado pela Telefónica, matriz da operadora brasileira. Segundo comunicado, o DCSG permitirá que a Vivo implemente serviços móveis 5G em escala nacional com "total liberdade" para construir redes de conectividade desagregadas (Open RAN) e neutras do ponto de vista dos fornecedores.

"A nova solução DCSG oferecerá agilidade no desenvolvimento de recursos baseados em software, juntamente com o desempenho e a economia de switches", afirmou o diretor de planejamento de rede da Vivo, Átila Branco, na ocasião. "O modelo desagregado e independente do fornecedor nos capacitará a escolher software e hardware sem restrições enquanto procuramos atender às demandas de capacidade, latência e confiabilidade do 5G".

Notícias relacionadas

Fornecendo o sistema operacional de rede (NOS) para o projeto, a Adva foi selecionada em concorrência com outras soluções do ecossistema. Segundo a Telefónica, o leque de fornecedores representaria um claro indicador da maturidade das soluções DCSG e de sua viabilidade técnica e econômica.

Especificações da solução foram definidas no âmbito do Telecom Infra Project (TIP) e também contaram com auxílio de outras operadoras brasileiras. No caso do grupo Telefónica, o DCSG já vinha sido implementado comercialmente na Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!